O discurso golpista de Bolsonaro na convenção do PL neste domingo (24), no Rio de Janeiro, teve como principal estratégia esconder sua incompetência diante da fome, miséria e corrupção no país. A análise vem sendo feita por parlamentares e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que foram os principais alvos dos ataques e bravatas do presidente.

“Estes poucos surdos de capa preta têm que entender o que é a voz do povo. Têm que entender que quem faz as leis é o poder Executivo e o poder Legislativo. Todos têm que jogar dentro das quatro linhas da Constituição”, disse ele, referindo-se aos ministros do STF.

A coluna de Malu Gaspar, de O Globo, conversou com ministros sobre o discurso do presidente incitando seus apoiadores a irem às ruas no 7 de Setembro e ninguém na corte ficou supresso com a fala.

Os magistrados consideraram que “essa estratégia também serviria para afastar a imagem de incompetência de Bolsonaro, tirando a responsabilidade do presidente por erros que ele mesmo cometeu em sua gestão”.

“Por ora, a avaliação de ministros do STF é que não é o caso de vir a público para rebater o presidente, porque alimentar a polêmica é entrar no ringue eleitoral – e fazer o jogo de Bolsonaro”, diz a coluna.

Para a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Bolsonaro tenta bancar o bom moço e disfarçar sua essência autoritária e preconceituosa no discurso da convenção de seu partido, mas se mostra quando desqualifica Lula e ataca o STF. “Elogia o próprio governo, mas não cita a fome, a miséria, o desemprego e a corrupção. Fora!”, diz a parlamentar.

“O charlatão do povo, falando para o gado, disse que o 7 de Setembro, será a ‘última vez’ que irão às ruas. Só que nós continuaremos nelas. Para defender a democracia. E ele não tem miliciano suficiente para nos tirar de lá. As eleições serão sim realizadas e essa corja vai perder”, escreveu no Twitter o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) diz que na sua sanha golpista ‘Bolsomorte’ agride mais uma vez os ministros do STF, as urnas eletrônicas e diz que no 7 de setembro irá para as ruas pela última vez. “Sim, será a última! Pois em 02 de outubro te colocaremos para correr, através do voto. #ForaBolsonaro #LulaNo1ºTurno”, postou a parlamentar.

A deputada Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT, afirmou que, além de atacar o STF, Bolsonaro ofendeu aos surdos e ao povo. “Não falou nada da vida do povo. Da inflação, baixa renda, fome que voltou, da comida cara. O que ele propôs ao povo brasileiro?! Só bravatas e ódio tentando organizar a tropa dele porque sabe que não ganha no voto”, disse.

 

Por Iram Alfaia

 

(PL)