O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) e Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou, nesta quarta-feira (10), pela primeira vez após ter condenações anuladas pelo Supremo Tribunal Federal. Em sua fala, Lula enalteceu a luta e empenho dos governadores do Nordeste na luta contra a Covid-19, citando nomes como Flávio Dino (MA), Rui Costa (BA), Wellington Dias (PI), Camilo Santana (CE) e Fátima Bezerra (RN).

“É uma luta titânica contra um governo incompetente, contra um ministro da saúde incompetente e contra pessoas que não respeitam a vida. Aos governadores a minha solidariedade”, disse o ex-presidente.

Por meio de suas redes sociais, o governador Flávio Dino destacou que a fala de Lula retrata os sonhos do futuro, legitimados pelas vitórias do passado. “O ex-presidente Lula delineou os principais eixos de um novo projeto nacional: combate à desigualdade; política externa independente; investimentos. Agradeço pelas referências à nossa luta no Maranhão”, pontuou Dino.

Ao ser questionado sobre frente ampla, o ex-presidente Lula destacou que a verdadeira frente ampla é a capacidade de conversar com outras forças políticas que não estão necessariamente na esquerda. “É possível? É! Flávio Dino foi eleito governador do Maranhão em uma aliança ampla, não foi uma coisa de esquerda, assim como Rui Costa na Bahia, o Camilo Santana, no Ceará. Agora temos que tentar uma frente ampla para resolver o problema da vacina, do emprego, do auxílio emergencial, da saúde, esse é o grande dilema”, disse Lula.

Sobre uma possível candidatura à presidência da República, o ex-presidente disse que ainda há muita coisa para fazer antes de pensar nesse tema. “A única coisa que eu penso é que o companheiro Flávio Dino, companheiro do PCdoB, companheiro Boulos, a Une andem por esse país. Discutir candidatura acho que pode ser bem pra frente”, afirmou o ex-presidente.

(BL)