A Executiva Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) emitiu nota nesta terça-feira (1º) na qual repudia com veemência os bloqueios a estradas e vias de grande circulação por todo o país que têm “a clara intenção de questionar o resultado das eleições presidenciais e gerar um clima de violência e instabilidade social para amedrontar a sociedade”. 

Além disso, a nota diz que “bloqueios em estradas e vias que dão acesso a aeroportos e portos, além da convocação de atos com teor golpista, reivindicando a intervenção militar, são crime eleitoral e atentam contra o Estado Democrático de Direito”. 

Também aponta que  “o silêncio de Bolsonaro diz muito, é um ato premeditado para criar mais instabilidade. Não passará”.

Leia a íntegra da nota: 

Em defesa da soberania do voto e do Estado Democrático de Direito

O Partido Comunista do Brasil repudia veementemente os bloqueios a estradas e vias de grande circulação por todo o país promovidos desde o dia de ontem, 31 de outubro, com a clara intenção de questionar o resultado das eleições presidenciais e gerar um clima de violência e instabilidade social para amedrontar a sociedade.

Os bloqueios em estradas e vias que dão acesso a aeroportos e portos, além da convocação de atos com teor golpista, reivindicando a intervenção militar, são crime eleitoral e atentam contra o Estado Democrático de Direito. 

No último domingo, o povo de forma democrática e legítima, elegeu Luiz Inácio Lula da Silva presidente do Brasil.

Mais de 40 horas após a vitória de Lula, Bolsonaro permanece sem se pronunciar. Sua atitude só reforça seu caráter antidemocrático e estimula alguns fanáticos a fazerem arruaça. 

O silêncio de Bolsonaro diz muito, é um ato premeditado para criar mais instabilidade. Não passará. 

Exigimos que as autoridades nacionais e estaduais cumpram a decisão do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral de garantir a liberação das estradas e manter a ordem.

O PCdoB, que integra a ampla frente democrática que se constituiu no país, exige o respeito à Constituição e à vontade soberana do povo brasileiro manifestada nas urnas.

É hora de unir o Brasil.

São Paulo, 01/11/2022

Executiva Nacional do Partido Comunista do Brasil