O candidato à Prefeitura do Recife apoiado pelo PCdoB, João Campos (PSB), defendeu que a prioridade deve ser o desenvolvimento da capital através da geração de empregos, durante debate realizado na manhã da terça-feira (24) pela TV Jornal. “Nosso compromisso é gerar emprego, renda, desenvolver a cidade”, disse.

“Quando a gente coloca a oportunidade do crédito – e nós fomos a primeira candidatura a fazer isso – existe a chance da economia se desenvolver. Gera emprego, gera renda e faz a cadeia de suprimentos rodar na cidade e distribuir renda”, disse Campos.

Sua adversária, Marília Arraes (PT), disse que quer rever contratos para abrir créditos. Como a revisão de contratos pode aumentar créditos ela não detalhou.

DESENVOLVIMENTO

A jornalista Mona Lisa Dourado, da bancada de entrevistadores, questionou se o plano de Marília Arraes para a criação de linhas de crédito seria afetado pelo baixo orçamento da cidade, que pode entrar em déficit em 2021.

A candidata respondeu dizendo que vai cortar os gastos e buscar dinheiro com o governo federal para tentar viabilizar seu projeto.

“Nós vamos auditar todos os contratos, rever a necessidade de todos eles. Vamos cortar gastos, cortar na carne. Nós vamos cortar cargos comissionados também”.

“Com isso, vamos gerar uma grande economia. Tenho certeza que auditar os contratos, chamar os órgãos de controle para a Prefeitura e verificar toda essa antecipação de receita que houve e deixar tudo bem esclarecido, vamos aumentar a capacidade de investimento com recurso próprio”.

“Mas, sem dúvida alguma, vamos tentar captar recursos no governo federal, levando a credibilidade de quem consegue concretizar os projetos”, continuou.

“Nós vamos conseguir destinar 1%, só 1%, da receita líquida para a criação desse fundo de aval e do auxílio popular”.

A candidata disse ainda que planeja desburocratizar “o acesso aos serviços da Prefeitura”.
Já João Campos, que fez um comentário sobre a resposta de Marília, enfatizou que o seu plano é desenvolver Recife e aumentar a receita.

“O déficit é uma previsão orçamentária. Eu tenho o compromisso de fazer Recife crescer. Com Recife crescendo, esse déficit naturalmente pode ser revertido e se tornar um superávit, uma geração positiva de receita. O nosso compromisso é gerar emprego, renda, desenvolver”, disse.

VOLTA ÀS AULAS

João Campos mostrou o trabalho que realizou enquanto deputado federal, como a criação da Frente Parlamentar em defesa da Renda Básica e da comissão externa que fiscaliza a atuação do Ministério da Educação.

“A Educação não vai estar apenas no meu discurso, vai estar na prática da minha vida. Aumentar o número de vagas em creche, alfabetizar na idade certa, poder fortalecer a qualificação profissional”.

Questionado por Marília Arraes sobre a volta às aulas e como repor as perdas causadas pela pandemia, João Campos enfatizou que suas decisões serão pautadas pela situação sanitária do país e disse que “não vamos colocar nenhum aluno, professor ou profissional da educação em risco”.

“A primeira ação vai ser fazer uma medição do déficit de aprendizagem em toda a rede educacional, que será individualizada por aluno, por turma e por colégio, para que nós possamos fazer a decisão acertada do que fazer para que cada aluno possa ter um cuidado na aprendizagem”, apontou.

“Nós vamos além do cuidado da retomada das aulas, que continuará no modelo híbrido por algum tempo, porque ninguém vai colocar aluno ou professor de grupo de risco em risco”, advertiu.

Já a candidata petista defendeu que a Prefeitura deve fazer reformas nas escolas e voltar com as aulas presenciais. Ela disse que quer unir “quem não aguenta mais essa gestão do PSB e quem está indignado com tanta baixaria e tanta podridão dessa campanha”.

“Nossa primeira medida será uma reforma, uma manutenção geral dos prédios para que eles tenham condições de receber as crianças. E também verificar o abastecimento de água, não dá para voltar às aulas com a pandemia sem ter o devido abastecimento”.

Para João Campos, o maior desafio é combater a desigualdade social. Ele propõe “crédito popular para ajudar os pequenos empreendedores, aumentar a rede de creches da cidade, criar um programa específico para abastecimento nas áreas de morro. Temos um programa bem desenhado para a ampliação do saneamento básico na cidade, para qualificação profissional”.

“Vamos enfrentar a desigualdade social e aumentar a qualidade de vida. Vamos fortalecer equipamentos de espaços públicos”, complementou.

O deputado federal também se comprometeu com a nomeação de mulheres para pelo menos 50% dos cargos de liderança da Prefeitura.

O deputado aproveitou um tempo na sua fala para dizer que sua campanha foi insultada e agredida pelos adversários. “Vocês acompanharam nos últimos meses nossa candidatura ser agredida, violentada por tantas pessoas, tantos opositores”, disse.

“Nós sempre fizemos uma campanha honrada. Uma campanha limpa”. E relatou que está publicando nas suas redes sociais “as ofensas que recebi da candidata Marília no campo pessoal ao longo dessa caminhada”.

Marília também se queixou de que está sendo vítima de fake news sem especificar quais eram as notícias falsas. Segundo ela, está sendo “vítima de uma campanha de ódio”.

HOSPITAL DA CRIANÇA

O candidato João Campos avaliou que a gestão do PSB à frente da Prefeitura, com Geraldo Júlio, também avançou em questões como Saúde e Segurança Pública. Ele citou a construção dos hospitais do Idoso e da Mulher. Agora, promete a construção do Hospital da Criança.
Campos disse que o Hospital da Criança que existia foi fechado por uma gestão anterior. Marília Arraes nem tentou se defender.

Sobre Segurança Pública, o candidato disse que vai continuar com os projetos que mostraram “resultado na vida das pessoas”.

“Vamos chegar a 100% da iluminação pública de LED, vamos fazer uma ampliação no videomonitoramento na cidade do Recife, podendo fazer parcerias com a iniciativa privada, com comércio, com escolas, para compartilhar o uso de câmeras”.

“Nós vamos deslocar a maior parte do efetivo policial para as áreas de comércio, onde tem grande circulação de pessoas”, disse.

João Campos disse que o combate à criminalidade também passa por ter oportunidades para a juventude. A Prefeitura precisa fazer “chegar mais oportunidade, prevenção, ação social, fazer um movimento de cultura nas periferias, para gerarmos mais oportunidade para as pessoas. No médio e longo prazo, só tem uma solução: educação. Ela liberta, ela salva, ela protege, ela emancipa as pessoas”.

O candidato também disse que o Centro Comunitário da Paz (Compaz) é uma ferramenta importante da Prefeitura para levar cultura aos bairros periféricos. “Já anunciamos um no bairro do Totó, outro próximo ao parque do novo aeroclube. Vamos levar cultura de cidadania”.

Marília Arraes, que concorda com a construção de novas unidades do Compaz, também propõe ampliar o horário de funcionamento e trazer melhorias no funcionamento dos Centros Sociais Urbanos (CSUs).

Isso “vai contribuir muito para a diminuição da violência é que a gente aprimore a atuação dos Compaz, para que se amplie o raio em que ele atua e o horário em que ele funciona”.