Foto: Reprodução Fenacon

As falências de empresas decretadas no país aumentaram 88% em agosto na comparação com julho, segundo pesquisa da Boa Vista SCPC, divulgada na quarta-feira (4). Os pedidos de falência também cresceram, 58% em agosto, na mesma base de comparação.
Na comparação com agosto do ano passado, as falências decretadas também tiveram alta de 50,4% e os pedidos de falência, aumento de 40,4%.
Com a economia cambaleando, com um Produto Interno Bruto (PIB) 0,2% negativo no primeiro trimestre e um desprezível + 0,4% no segundo trimestre e as projeções do Banco Central de um crescimento rastejante de 0,87% do PIB para todo ano, o governo Bolsonaro não responde às expectativas de retomada da atividade econômica e os indicadores negativos, como esses de pedidos e falências, estão cada vez mais presentes.
O indicador de falências e recuperações judiciais da Boa Vista é construído com base na apuração dos dados mensais registradas na sua base de dados, oriundas dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados.