Fotos: Celene Gomes

Em agenda na capital de Rondônia, Porto Velho, a líder do PCdoB no Senado, Vanessa Grazziotin (AM) participou de três atividades somente na manhã desta segunda-feira (26). A senadora se reuniu em audiência com o governador do estado Confúcio Moura (PMDB) para uma conversa sobre assuntos importantes para a Amazônia, como o tema das obras da BR- 319.

A senadora destacou que é um equívoco continuar contrapondo o desenvolvimento à preservação do meio ambiente, pois a maior parte dos desenvolvimentistas defendem um modelo sustentável para a melhoria das condições materiais de vida. Com base na defesa deste conceito, Vanessa criticou a paralisação das obras de manutenção na rodovia BR-319, que interliga Manaus a Porto Velho.

Para o governador Confúcio Moura a solução do problema da drenagem e pavimentação da BR 319 é extremamente estratégico para integrar a região, ajudar na economia e no escoamento de produtos. “O emprenho e parceria da senadora Vanessa na resolução deste problema se soma aos esforços feitos pelo nosso governo para integrar nossa região”, destacou.

Posteriormente, a senadora Vanessa se encontrou com representantes dos movimentos sociais do estado de Rondônia na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintero) e se solidarizou com os professores em greve. Lembrou que este ano de eleições é estratégico para que os trabalhadores elejam parlamentares e governantes comprometidos com as causas populares.

No seu encontro com lideranças sindicais, a senadora denunciou o absurdo do governo Temer de entregar o setor elétrico brasileiro para a iniciativa privada. Disse que a energia não poder ser tratada como mercadoria. Destacou que nesta privatização do sistema elétrico brasileiro, a “joia da coroa” é a gigante Eletrobras, a soberania nacional está sendo destruída e que pode acabar com programas sociais que dele dependem, com destaque para o Luz para Todos. “O governo não está entregando a preço de banana, o governo está pagando para entregar ao setor privado, um patrimônio público brasileiro estratégico”, enfatizou.

 

A senadora falou ainda sobre a defesa do Estado nacional brasileiro e apresentou a pré-candidatura do PCdoB à Presidência da República, Manuela D’Ávila (RS). Em seguida, Vanessa concedeu entrevista para o programa A voz do povo, da Rádio Cultura, com o radialista Arimar Souza de Sá, e respondeu perguntas dos ouvintes.

Segundo a senadora, a atividade em Porto Velho foi muito produtiva. “O PCdoB está firme e forte aqui, construindo um diálogo amplo com as mais diversas forças políticas e nos movimentos sociais. A resistência ao desmonte do Estado Nacional e as tentativas de redução de direitos é o centro da luta dos comunistas de Rondônia, e este centro está trazendo para o nosso partido e nosso campo de luta muitas lideranças importantes do estado”, esclareceu Vanessa.

Encontro com a juventude

No último sábado (24), a senadora deu palestra aos participantes da União da Juventude Socialista (UJS)- Amazonas. Em postagem, a senador contou: “Hoje a manhã foi de bate-papo com a moçada da UJS Amazonas. Debatemos nossas ideais, desafios e objetivos nessa conjuntura tão conturbada em nível estadual e nacional. #TMJ ?”

 

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e área interna