Às vésperas das eleições 2024, o PCdoB orienta seus comitês a apostarem na diversidade de suas candidaturas às câmaras municipais e às prefeituras. Uma nota assinada pela presidenta nacional do Partido, Luciana Santos, e pela secretária nacional de Combate ao Racismo, Olívia Santana, reforça a importância das “candidaturas negras e indígenas”.

Conforme o texto, o fortalecimento dessas candidaturas é uma forma de “buscar reduzir a sub-representação desses segmentos nos espaços de poder de representação do povo brasileiro”. Assim, o PCdoB “está comprometido com a luta democrática por mais mulheres, negros e indígenas na política, com a eleição de bancadas que espelhem o conjunto da diversidade que constitui o povo brasileiro”.

Confira abaixo a íntegra da nota.

Caras e caros camaradas dirigentes municipais e estaduais,

Estamos num ano eleitoral de importantes disputas de mandatos de prefeitos/prefeitas e de vereadores/vereadoras. O nosso partido participará do processo eleitoral com o firme propósito de ampliar as nossas bancadas e também ampliar o número de prefeituras dirigidas por comunistas em todo o país.

O PCdoB foi o primeiro partido a realizar uma vitoriosa Conferência Nacional de Combate ao Racismo e, entre os resultados finais desse fórum, há o propósito de estimular e apoiar candidaturas negras e indígenas, como forma de buscar reduzir a sub-representação desses segmentos nos espaços de poder de representação do povo brasileiro. Nesse sentido, orientamos os comitês municipais a montar as chapas de candidaturas, buscando, também, estimular a participação negra e indígena nas listas de candidatura.

Outra medida importante é conscientizar e orientar o conjunto de candidatas e candidatos a respeitar o mecanismo da autodeclaração, evitando fraudes no preenchimento das fichas de registro dos candidatos e candidatas. A observância dessa regra, que tende a ser ainda mais fiscalizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ajuda a garantir a justa distribuição dos recursos do Fundo Eleitoral e evita repasses indevidos de verbas reservadas às candidaturas negras.

O Partido Comunista do Brasil está comprometido com a luta democrática por mais mulheres, negros e indígenas na política, com a eleição de bancadas que espelhem o conjunto da diversidade que constitui o povo brasileiro.

Luciana Santos – Presidenta Nacional do PCdoB
Olívia Santana – Secretária Nacional de Combate ao Racismo do PCdoB