Um dia para pensar, debater, organizar e planejar o projeto eleitoral do PCdoB no Ceará. Foi com o objetivo de reunir os pré-candidatos que disputarão cargos nas próximas eleições pela legenda que a direção estadual do PCdoB-CE realizou, no último sábado (9), o “Encontro Estadual Eleitoral 2018”. Na pauta do encontro, além da atualização política dos cenários nacional e estadual, os desafios da comunicação e as questões legais, jurídicas e financeiras das campanhas.

O auditório da Aprece ficou lotado. Entre os pré-candidatos, assessores das campanhas, presidentes e secretários de organização dos Comitês Municipais, membros do Comitê Estadual, parlamentares, gestores e prefeitos, o desejo de discutir política, compartilhar informações e trocar experiências. Participaram representantes de mais de 30 municípios cearenses e, em cada um, os sentimentos unificados de garantir o crescimento do PCdoB nas urnas e a defesa intransigente da democracia do país.

Luis Carlos Paes, presidente estadual do PCdoB-CE, iniciou a programação do seminário apresentando um balanço político dos cenários nacional e estadual. Em sua intervenção, ele ressaltou a importância do encontro para trocar ideias sobre o momento grave e de instabilidade política. Em sua apresentação, ele recordou os acontecimentos que levaram ao impeachment da presidenta Dilma. “Quem acreditava que a crise seria resolvida com sua deposição, se enganou. Ao contrário, ela só se acentuou, com a implantação de uma agenda neoliberal, com privatizações, redução de direitos trabalhistas e restrições à democracia. Toda esta manobra, como sabemos, foi comandada pelo consórcio que uniu mercado financeiro, grandes monopólios industriais, setores do judiciário, da Polícia Federal, Ministério Público, aliados a um Congresso conservador e o atuante papel da grande mídia”, enumera.

Diante de tantos retrocessos em tão pouco tempo, Paes alerta para a importância dos resultados das urnas nas próximas disputas. “O país corre o risco de eleger, em outubro, forças que legitimem as ações que levaram ao golpe. E é este nosso papel central: temos que impedir que isso aconteça construindo alternativas que permitam a vitória e a retomada das forças democráticas e progressistas”, defende.

O dirigente comunista acredita que, apesar de a direita ter força – por fazer parte de um conluio que reúne diversas frentes -, eles estão em situação delicada. “O presidente ilegítimo não tem apoio popular, amarga grande rejeição, não aprova mais projetos importantes e nem consegue sequer negociar greves como a dos caminhoneiros, que praticamente paralisou o país. Além disso, tem dificuldade em compor alianças que reúnam todas as alas que tentaram destruir a esquerda, o PT e o governo de Dilma. Eles ainda são fortes, mas perderam o controle”, considera.

Já sob o ponto de vista da esquerda, avalia Paes, é preciso garantir, entre as forças democráticas, a construção de um grande movimento em torno de ideias que possam unir e fortalecer uma frente política que barre o retrocesso e traga de volta aos cidadãos o poder e o direito de escolher quem irá comandar o país. “O PCdoB já vem trabalhando esta ideia de unidade há muito tempo. E foi com este objetivo que, no começo deste ano, lançou o manifesto ‘Unidade Para Reconstruir o Brasil’, que reuniu PCdoB, PT, PDT, e PSOL, apresentando um novo projeto de desenvolvimento para o país, buscando um programa mínimo que unifique o campo progressista, de esquerda e segmentos amplos para retirar o Brasil da crise”.

E como ferramenta para fortalecer as ideias da esquerda, ter voz e apresentar o projeto de unidade progressista, o presidente o PCdoB-CE acrescenta: “Foi neste esforço que lançamos a pré-candidatura de Manuela D’Ávila à Presidência da República. Ela tem viajado o país, participado de debates e sabatinas, dialogado com a juventude, mulheres e a sociedade em geral apresentando este projeto de unidade. Seu papel é também estimular o diálogo, de combate ao golpismo, de recuperar o Brasil para os brasileiros. Nosso PCdoB nunca será obstáculo que inviabilize a unidade das forças democráticas e progressistas, muito pelo contrário”, garante.

Diante deste cenário de incertezas, Luis Carlos Paes reforça a necessidade de recuperar o sentimento de cidadania através do voto. “Temos que trazer para o nosso lado aqueles segmentos da opinião pública que foram bombardeados e impregnados com a ideia de que o problema do Brasil era o PT. Muitos deles já começam a perceber que foram iludidos com a história do fim da corrupção e tem muita gente boa ainda perdida e desiludida. Para isto, temos que dialogar, ter argumentos, estarmos preparados, nos alimentar de informações veiculadas no Vermelho, nas revistas Princípios, em sites e blogs progressistas. Temos que discutir, debater em cada local onde atuamos, nos tornarmos agentes transformadores, combatentes preocupados com o Brasil, apresentando um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento para deter a crise no País“, defende.

Projeto local

No Ceará, Paes reforça que o projeto eleitoral do PCdoB está em sintonia com o projeto nacional do Partido: apoiar as pré-candidaturas de Manuela D’Ávila à Presidência da República, reeleger Flávio Dino Governador do Maranhão e ampliar as bancadas de deputados estaduais e federais da legenda, superando a cláusula de barreiras.

No Estado, Luis Carlos Paes reafirma o projeto eleitoral estadual do PCdoB: a reeleição de Chico Lopes deputado federal e a recondução de Inácio Arruda à Câmara dos Deputados. Além disso, o dirigente reforça a necessidade de eleger pelo menos três deputados estaduais do PCdoB para a Assembleia Legislativa. “Temos claras condições de acumular forças no Ceará em linha com as candidaturas de Manuela D’Ávila para presidente e Camilo Santana Governador. Contamos com a luta, a energia, a criatividade e o empenho de cada um de vocês para garantir a vitória do Partido e que o país volte a crescer”, ratifica.

A voz dos pré-candidatos

O pré-candidato Chico Lopes, que busca ser reconduzido à Câmara Federal, destacou o papel do PCdoB nesta disputa. “Iremos disputar para defender uma política transformadora. Vivemos um momento em que os políticos e os partidos são desrespeitados e desacreditados, principalmente os que têm identificação com a esquerda. Por isso acabamos pagando pelos corruptos e irresponsáveis. Vamos enfrentar esta campanha dura com diálogo, ideias, ‘sola de sapato’, caminhada e exemplo, porque quem vota na gente nos acompanha, conhece nosso posicionamento e sabe que a gente é capaz de fazer a diferença”, defende.

Inácio Arruda, pré-candidato a deputado federal, também defende a construção de candidaturas “pé no chão” com argumentos, dentro da realidade do Brasil. “Apesar de tanta dificuldade, temos que garantir uma bancada forte, que defenda a população, com mandatos de força que tratem com seriedade os problemas cotidianos do povo”, acredita. Para ele, as campanhas devem ser criativas, com responsabilidade, com forte comunicação, alegres e com energia. “Eles tentam enterrar a esperança do povo, criminalizam os políticos afirmando que são todos iguais porque querem dominar sozinhos o poder e continuar manipulando o povo. Mas nós não temos medo, sabemos o motivo de enfrentarmos esta batalha, conhecemos nossas causas. Não somos pré-candidatos porque queremos emprego nem cargos para familiares. Não precisamos disso. Somos gente simples, do povo, de tantas frentes e bandeiras. Nós, que somos o PCdoB, buscamos defender o país, tocar o Brasil com paixão, arte, amor, alegria e a certeza de quem sabe a razão das nossas candidaturas”, ratifica.

Campanha dos 100 Dias

Com o projeto eleitoral já em andamento nesta fase de pré-campanha, a secretária estadual de Organização, Teresinha Braga Monte detalhou aos presentes sobre a “Campanha dos 100 Dias”. Lançada em 16 de abril, junto com a Carta Compromisso de Manuela D’Ávila, a campanha dos ‘100 Dias de Mobilização Militante’ se dá através de todos os organismos partidários (direções estaduais, comitês municipais e bases) até a data da Convenção Estadual, no caso do Ceará até o dia 4 de agosto, com local ainda a ser definido. “A ação que tem orientação do Comitê Central do Partido tem o objetivo de reforçar a pré-campanha em todo o país, focada nos candidatos do PCdoB. Cada cidade já deve estar discutindo, planejando e organizando ações para promover a pré-campanha dos pré-candidatos comunistas”.

Teresinha reforça que as ações de pré-campanha devem estar ligadas aos acontecimentos cotidianos que envolvem os movimentos sociais, homens e mulheres do povo e das cidades como um todo. As ações devem envolver amigos e militantes do Partido no sentido de amplificar as propostas comunistas para as eleições e viabilizar o projeto eleitoral.

A secretária estadual de Organização informou ainda que, no próximo sábado (16), em todas as cidades do país, acontecerá o “Dia Nacional de Mobilização Militante – Ocupa as Cidades”. Nesta ação proposta pela direção nacional do Partido a militância comunista ocupará as ruas de todas as cidades onde o PCdoB está organizado para divulgar suas propostas e divulgar os nomes de seus pré-candidatos.

Mais

No período da tarde, as discussões foram sobre assuntos técnicos ligados aos desafios do planejamento, comunicação, questões jurídicas e financeiras das campanhas. Durante o debate foram levantadas questões sobre as especificidades de cada campanha, de cada região e ainda do perfil do eleitor a ser conquistado. Foram tratadas questões sobre redes sociais, aspectos legais e cuidados para não infringir a legislação eleitoral, além dos desafios da questão financeira das campanhas.

O dia também foi aberto para intervenções, onde os comunistas puderam apresentar bandeiras, trocar informações e experiências sobre candidaturas, políticas e atuação.