Comunicado assinado pelos líderes dos partidos de Oposição na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (23), informa que PCdoB, PT, PSB e PDT estiveram com o atual presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM) para tratar sobre a disputa da mesa diretora da Casa.Na ocasião, Rodrigo Maia informou da desistência da candidatura do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) em detrimento do candidato Baleia Rossi (MDB-SP) e que o candidato emedebista solicitou um encontro com os líderes na próxima segunda-feira (28), às 14 horas.

O encontro será um espaço para a Oposição “apresentar as propostas e compromissos de procedimentos que nortearão sua candidatura à presidência da Casa”, informa a nota.

Segundo o comunicado, a Oposição continuará “buscando unidade na ação para garantir a defesa da democracia, a independência do Poder Legislativo, a derrota do autoritarismo e do obscurantismo e a proteção dos direitos do povo brasileiro”.

Leia a íntegra abaixo:

Comunicado

Nesta tarde, nossos partidos – PT/PSB/PDT/PCdoB – se reuniram com o Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Rodrigo Maia, para tratar da sucessão na presidência da Casa. Na ocasião, fomos comunicados que o Dep Aguinaldo Ribeiro (PP/PB), num gesto de desprendimento, abriu mão de sua pré-candidatura em favor do Dep Baleia Rossi (MDB/SP). Diante disso, fomos informados de que o candidato apresentado pelos partidos de seu grupo é o Dep Baleia Rossi (MDB/SP). Ato contínuo, o Presidente Rodrigo Maia solicitou aos nossos partidos uma reunião com o Dep Baleia Rossi para 2ª-feira, 14h, para que ele possa nos apresentar as propostas e compromissos de procedimentos que nortearão sua candidatura à presidência da Casa. Nossos partidos continuarão buscando unidade na ação para garantir a defesa da democracia, a independência do Poder Legislativo, a derrota do autoritarismo e do obscurantismo e a proteção dos direitos do povo brasileiro.

Gleisi Hoffman – Pres. PT
Carlos Siqueira- Pres. PSB