Lavrov entrega ao presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, mensagem do governo russo

O presidente egípcio Abdel-Fattah El-Sisi reiterou a necessidade de se alcançar uma solução diplomática para o conflito ucraniano. Durante reunião no Cairo com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, neste domingo (24), El-Sisi enfatizou a “importância de priorizar a linguagem do diálogo e as soluções diplomáticas para a crise”.

Conforme o comunicado da presidência egípcia, o país está mobilizando “todos os esforços” para agilizar uma “resolução política” para a crise, “a fim de manter a segurança e a estabilidade internacionais”.

Na reunião, Lavrov entregou uma carta do presidente russo, Vladimir Putin, abordando questões de cooperação bilateral e destacando a importância que a Rússia atribui ao fortalecimento das relações com o Egito.

Abdel-Fattah El-Sisi ressaltou que valorizava o apreço de Putin pela iniciativa do Egito de conformar um comitê ministerial no âmbito da Liga dos Estados Árabes para contribuir com a resolução da crise ucraniana, da mesma forma que a visita a Moscou dos respectivos ministros das Relações Exteriores.

O encontro de domingo também contou com a participação do ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry; do vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Mikhail Bogdanov; do embaixador da Rússia no Cairo, Georgy Borisenko; e do vice-diretor do Departamento do Oriente Médio e Norte da África do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maxim Maximov.