Primeiro-ministro israelense (esq.) e presidente egípcio no encontro em Sharm Al Sheikh

O presidente do Egito, Abdel-Fattah al-Sissi, destacou o papel do primeiro encontro com o primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, como passo “no caminho e nos esforços para reviver o processo de paz entre israelenses e palestinos”.

Sissi e Bennett encontraram-se na cidade egípcia de Sharm Al-Sheikh, localizada na região costeira do Sinai, nesta segunda-feira (13). Foi a primeira vez que ocorre um encontro entre autoridades do Egito e Israel na última década, quando o país esteve sob o controle do extremista Bibi Netanyahu.

Já Bennett descreveu o encontro como “importante e muito bom. Criamos as fundações para uma conexão profunda para o futuro”.

Entre as discussões que se desenvolveram entre os dois líderes, fontes do jornal israelense destacaram o aprofundamento de relações comerciais entre os dois países, a criação de uma atmosfera que estimule o turismo mútuo e ainda a preocupação com “grupos terroristas que atuam globalmente”.

Segundo o jornal, também entrou na pauta do encontro a necessidade de diminuição das tensões em Gaza com negociações que incluam o apoio à reconstrução da Faixa de Gaza.

Em declaração logo após o encontro, o portal do governo egípcio destacou: “O presidente afirmou o apoio a todos os esforços para que se alcance uma paz abrangente no Oriente Médio, com base na solução dos Dois Estados e nas resoluções internacionais de tal forma a contribuir ao fortalecimento da segurança e da prosperidade para todos os povos da região”.

Sissi enfatizou a necessidade de apoio da “comunidade internacional aos esforços construtivos entre os palestinos e na redução das tensões entre Israel e Palestina”.