Caixas da potencial vacina contra Covid-19 CoronaVac na sede da empresa Sinovac em Pequim 17/11/2020 REUTERS/Thomas Peter

A Turquia anunciou na quinta-feira (24) que a vacina CoronaVac alcançou no país uma eficácia de 91,25% contra o novo coronavírus em uma análise preliminar dos resultados. Contudo, estudo completo não foi apresentado.

Os dados divulgados pelo governo turco em coletiva de imprensa em Ancara indicam que os percentuais estão relacionados a uma análise preliminar, ou seja, a uma avaliação parcial dos resultados. Sites turcos disseram que o governo divulgou que houve 29 casos de Covid-19 em um universo de 1,3 mil voluntários (3 casos entre os que tomaram a vacina e 26 no grupo que tomou placebo).

Em nota divulgada após o anúncio da Turquia, o Butantan disse “que não comenta informações relativas a contratos da Sinovac com outros países”.

A Indonésia, que também testa a vacina, chegou a divulgar no começo do mês que tinha verificado 97% de eficácia. Mas depois disse que os dados só estariam disponíveis em janeiro.

De acordo com a Reuters, os pesquisadores turcos sinalizaram que os testes continuam e eles disseram que é “provável que a taxa aumente com base em dados de testes em estágio avançado”.

Os pesquisadores, que fazem parte do conselho científico do governo afirmaram que nenhum sintoma importante foi detectado durante os testes da CoronaVac na Turquia, exceto por uma pessoa que teve reação alérgica.

A agência de notícias Associated Press informou que o ministro da saúde da Turquia, Fahrettin Koca, ressaltou que os dados divulgados por eles são os primeiros já divulgados sobre a CoronaVac. No país, os testes envolvem 7.371 voluntários.