Ao participar da programação do primeiro dia do Congresso, nesta segunda-feira (13), o prefeito Edvaldo Nogueira apresentou Aracaju como um destino importante e viável para investimentos, expôs sobre a rede de serviços públicos e as possibilidades de parcerias com a iniciativa privada. Nogueira apresentou o Plano de Mobilidade Urbana, para o qual a administração está viabilizando a liberação de R$ 113 milhões junto à Caixa Econômica Federal, e também tratou do projeto de iluminação pública da cidade.

Segundo o prefeito “a rede integrada de transporte e o Plano de Mobilidade, usará a inteligência e as novas tecnologias para melhorar o trânsito e o transporte em Aracaju”. Sobre o planejamento para a iluminação pública, segundo o prefeito “vai muito além do serviço de iluminação, pois inclui ações de segurança, com a instalação de câmeras nos postes, e da disponibilização de rede wifi”. Ele enfatizou ainda que “Aracaju caminha para se tornar uma das cidades mais inteligentes do país”.

Para Edvaldo, são muito boas as expectativas com a abertura do diálogo com os empresários estrangeiros, mesmo diante da crise econômica e política do Brasil. “Apesar das dificuldades que temos enfrentado atualmente, sou um otimista e acredito que o país irá superar este momento. Aos empresários catalães, disse que aqueles que investirem no Brasil serão os que terão maiores chances de avançar quando houver a retomada do crescimento. Aracaju, cujo povo é calmo e gentil ao mesmo tempo em que forte e destemido, está aberta aos investimentos”, disse o prefeito.

Bons exemplos urbanos

A programação do evento para os prefeitos brasileiros se iniciou com uma visita ao Transporte Metropolitano de Barcelona. “O transporte de Barcelona é um exemplo de mobilidade, pois congrega diversos modais, como ônibus, bicicleta, tem e táxi”. Edvaldo considera a visita á capital catalã “fundamental para termos dados, subsídios e possamos dialogar com as saídas e possibilidades de um futuro com uma mobilidade melhor pra nossa gente”.

Os prefeitos brasileiros visitaram ainda o Ecoparc, uma instalação ambiental dedicada ao tratamento dos resíduos sólidos, que se mantém a partir de uma parceria público-privada. “Em Aracaju, estamos em avançado estágio para a concretização da nossa licitação da limpeza pública, então foi bastante importante conhecer a usina de reciclagem do Ecoparc, pois é um projeto em PPP, que serve de inspiração para as possibilidades de aproveitamento do lixo”, destacou Nogueira.

Os prefeitos ainda conheceram o projeto Barcelona Activa e 22@ (o Distrito da Inovação), através da qual o governo de Barcelona recuperou áreas degradadas da cidade. “É um projeto incrível. Onde antes existiam fábricas agora funciona uma série de outras iniciativas, até uma universidade”, relatou Edvaldo.

Congresso
O 7º Congresso Mundial sobre Cidades Inteligentes prossegue até sexta-feira (17). É um fórum que oportuniza aos participantes a troca de boas práticas em políticas e criação de sinergias entre aqueles que discutem cidades inteligentes. Estão sendo discutidos a governança urbana, a transformação digital das cidades, os desafios financeiros, o protagonismo do cidadão, a inovação, mobilidade urbana.

 Fonte: Portal Vermelho, com informações da Ascom/Aracaju