A atuação do prefeito de Aracaju (PCdoB) Edvaldo Nogueira no combate à discriminação da mulher negra, foi comprovada pela agência Lupa  – que checou, de forma sistemática e contínua, o grau de veracidade das promessas feitas em sua campanha.

A Lupa é a primeira agência de notícias do Brasil a se especializar na técnica jornalística mundialmente conhecida como “fact-checking”, checagem de fatos.

Em seu programa de governo, registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2016, Edvaldo prometeu cumprir ações de combate à discriminação da mulher negra, sendo que mais de dois terços da população aracajuana é negra e a maioria são mulheres.

Segundo dados divulgados pelo IBGE, 74,7% da população de Aracaju é formada por pessoas negras e 53,8% delas são mulheres.

Como apurado pela agência Lupa, a Prefeitura cumpriu o prometido e promoveu diversas ações. Em março de 2017, em razão do Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal da Assistência Social Aracaju organizou palestras nos Centros de Referência da Assistência Social de Aracaju, voltadas para o fortalecimento da identidade da mulher negra, junto com a campanha #TodaMulherÉForte.

Segundo informações da agência, outra ação promovida pela Prefeitura, foi a campanha #resistirécoisadepreto. Imagens publicitárias foram divulgadas pela cidade, onde apareciam lado a lado mulheres brancas e negras, acompanhadas de textos descritivos como “Ela é estagiária da Secretaria da Assistência Social de Aracaju e presta serviços bastante relevantes à população. Muito competente, ela divide o seu tempo entre os sonhos de jovem adulta com as responsabilidades na faculdade e no estágio. Achou que falávamos da menina branca? Está enganado”.

Mais uma vez, Edvaldo Nogueira se mostra comprometido com a população Aracajuana, cumprindo suas promessas de campanha. Em janeiro de 2018, de acordo com um levantamento realizado pelo G1 – portal de notícias da Globo – Edvaldo foi apontado como o gestor municipal que mais cumpriu suas promessas no Nordeste.