Em meio às dores e carências trazidas pela pandemia e aprofundadas pelo descaso do governo Bolsonaro, iniciativas solidárias nascidas entre cidadãos comuns e movimentos sociais, juntamente com ações de governos locais, têm sido fundamentais para garantir alimentos e produtos de primeira necessidade para quem mais precisa.

Com o objetivo de ajudar as populações mais vulneráveis, professores e professoras do Maranhão resolveram promover uma campanha de solidariedade em todo o estado.

A campanha tem usado as palavras de ordem “Vida, pão, vacina e educação”, inspirada pela jornada nacional de lutas realizada pela Ubes (União Brasileira de Estudantes Secundaristas), UNE (União Nacional dos Estudantes) e ANPG (Associação Nacional de Pós-Graduandos), junto com movimentos sociais e personalidades, em defesa da educação, da democracia e da vida. Até o momento, são onze pontos de arrecadação de alimentos não perecíveis no estado (veja lista abaixo). Nesta quarta-feira (28), Dia Nacional da Educação, haverá um “Dia D” para intensificar a campanha, com ações de divulgação e estímulo à doação.

A professora Angela Maria Souza (foto), primeira profissional da educação vacinada no Maranhão, explica que “a iniciativa de ajudar quem está em insegurança alimentar, além de extremamente importante e necessário, é um ato ímpar de humanidade”. Ela destaca que “estamos vivendo tempos difíceis. A morte está presente ou pelo vírus ou pelas desigualdades sociais que se mostram de forma muito óbvia”.

Angela enfatiza que “precisamos unir forças para contribuir para que aqueles que não têm nada, alcancem um pouco mesmo que no Brasil atual, onde estas desigualdades são estupendas por conta de um governo que se refere às pessoas como ‘CPF cancelado’”.

Animada com a iniciativa, Rozana Barroso, presidenta da Ubes, declarou: “Ficamos imensamente felizes de poder contribuir, de alguma forma, para essa campanha dos profissionais de educação. Vamos manter nossa campanha por muito tempo porque são palavras de ordem que traduzem esse momento que estamos vivendo e que vamos enfrentar, mas que também traduzem a esperança que o Maranhão traz de que é possível sim viver num lugar que defenda a vida, o pão, a vacina e a educação como temos visto”.

Luiza Coelho, diretora da Ubes, também comemorou: “A gente fica muito feliz com esta iniciativa. Cada um de nós deve se sensibilizar e agir diante desta triste consequência econômica da pandemia. Esta campanha é um momento para praticarmos a solidariedade”.

Segundo Danilo Moreira (foto acima),  subsecretário de Educação do Maranhão, esta é uma campanha que precisa ser abraçada por todos. “A pandemia do coronavírus é um problema mundial que infelizmente no Brasil tem sido ainda mais grave pela  ausência de liderança e coordenação nacional para enfrentá-la. Por conta disso, governos estaduais e a sociedade civil ganharam ainda mais importância. A vacina assegura a vida, a doação de alimentos atenua o drama da fome e a educação alimenta nossa esperança por um futuro melhor”.

 

Confira os locais de arrecadação:

Açailândia: Centro de Ensino Isabel Cafeteira

Bacabal: Centro de Ensino Estado do Ceará

Caxias: Centro de Ensino Inácio Passarinho

Codó: Centro de Ensino Renê Bayma

Imperatriz: Drive Thru Imperial Shopping

Paço do Lumiar: Educa Mais Domingos Vieira

São Luís: Drive Thru São Luís Shopping, Centro de Ensino de Tempo Integrado João Francisco Lisboa e Centro Integrado Rio Anil (Cintra)

São José de Ribamar: Liceu Ribamarense

Timon: Centro de Ensino Padre Delfino

 

Por Priscila Lobregatte