Professores, pesquisadores, cientistas e pós-graduandos, filiados e filiadas ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), estão sendo convidados a participar do Encontro Nacional de Educação Superior que acontecerá nos dias 6 e 7 de outubro de 2023, em formato híbrido, com mesa presencial em Brasília, na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) e pela plataforma Zoom. Este evento é preparatório para o 11º Encontro Nacional de Educação do PCdoB/2024.

Para a dirigente nacional, coordenadora de Educação do Comitê Central do PCdoB e organizadora do evento, Madalena Guasco, este encontro debaterá o tema da Educação Superior, no sentido de preparar a militância da área de Educação para o Encontro Nacional sobre o tema que acontecerá o ano que vem. Para este evento de outubro, espera-se reunir em torno de 500 militantes. Segundo Madalena, a inscrição ocorrerá através do PCdoB Digital.

O encontro contará com a exposição de professores, doutores, cientistas e estudiosos da área da Educação e debaterá temas como a reconstrução democrática da nação e o projeto de reforma da educação superior, os desafios atuais das instituições de ensino superior, o contexto atual, a guerra cultural e o negacionismo da ciência e o que entende-se de gestão democrática.

A abertura do evento acontece na sexta-feira (6) às 18 horas, com a conferência da presidenta nacional do PCdoB e ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. Logo após, das 19h às 21h30, está programada uma palestra sobre Educação Superior e o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento para o país com a presença do doutor em Ciência Política, professor da PUC-RJ e da UFRJ, Luis Fernandes – atual secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Olival Freire Junior, ex-pró-reitor de Pesquisa da UFBA e diretor do CNPq; professor Jorge Venâncio – da Finep.

Na manhã de sábado (7), o debate terá início com a exposição do tema “O contexto e os desafios atuais da educação superior no Brasil” com as professoras, Denise Pires, ex-reitora da UFRJ e Secretária de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC); Madalena Guasco, doutora em Educação: História e filosofia, diretora da Faculdade de Educação da PUC-SP; deputada estadual do PCdoB-RJ, Dani Balbi, da Escola de Comunicação da UFRJ (ECO-UFRJ) e doutora em Ciência da Literatura; professor, vice-presidente do PROIFES, Wellington Duarte.

No decorrer do dia serão debatidos temas como “a reconstrução democrática da nação e o projeto de reforma da educação superior no país” com a participação do médico e professor Naomar de Almeida, mestre em saúde pública e doutor em epidemiologia – USP; Olgamir Amância, doutora e Mestre em Educação – UnB e a estudante Manuella Mirella – presidenta da UNE.

O tema “Autonomia, financiamento e a gestão democrática nas instituições de ensino superior (IES)” terá a participação da deputada federal, Alice Portugal (PCdoB-BA), do professor Ensino do Instituto Federal de Educação, Adilson Araújo e o Mestre em Biologia Celular e Molecular Aplicada, Vinícius Soares, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), líder da bancada comunista na Câmara dos Deputados participa da mesa sobre “educação superior e o contexto de guerra cultural e negacionismo da ciência”. O tema também será debatido pelo coordenador geral de políticas para a juventude do MEC, Yann Evanovick e a professora de Relações Internacionais, Mariana Moura, Fundadora do grupo Cientistas Engajados e pesquisadora UNIFESP.

Estes debates estão marcados para ocorrer das 8h30 às 19h30 do sábado (7). A mesa que encerará o evento será coordenada pela comissão de Educação do Comitê Central do PCdoB.

O último encontro do PCdoB sobre Educação ocorreu em São Paulo, capital, em 2019 sob o lema “Desafios Atuais para a Educação Pública, Gratuita e Democrática no Brasil”.

Confira a programação ABAIXO:

Encontro Temático:

A Educação Superior e o Novo Projeto de Desenvolvimento do País.

Data: 6 e 7 de outubro de 2023 (sexta-feira e sábado)

Local: Brasília-DF (Sede da Contee)

Endereço: SBS Quadra 1 Bloco K 15º. Andar. Edificio Seguradoras, SBS, Brasília – DF

Formato: Híbrido – mesa presencial e pela plataforma Zoom

Inscrições: PCdoB Digital

Preparatório ao 11º Encontro Nacional de Educação do PCdoB:

Apresentação: Desde sua fundação, o PCdoB sempre esteve presente na luta por um projeto de educação para o Brasil. A história do nosso partido e da educação brasileira após 1922 estão conectadas. Atuamos nos momentos de luta pela industrialização no Brasil, pela construção da educação pública e gratuita como direito e dever do Estado, pelo direito dos trabalhadores à alfabetização e à educação de caráter unitário e politécnico, pela ampliação e autonomia das Universidades, pelo desenvolvimento cientifico e tecnológico do país. No momento em que realizaremos o 11º Encontro Nacional de Educação, temos como tarefa unificar nossa atuação, tirando orientações políticas e organizativas para este momento de reconstrução democrática da nação brasileira, buscando diretrizes e propostas para a educação superior, que indiquem a construção de um novo projeto de desenvolvimento soberano do país.

Programação:

Dia 06/10 – Sexta-feira

18:00 – Mesa de Abertura:

Conferência da presidenta do partido e ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

19:00 às 21:30 –

Mesa 01: Ensino Superior, Ciência e Tecnologia para um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento.

Convidados: Prof. Luiz Fernandes, Prof. Olival Freire e Jorge Venâncio-FINEP

Coordenação: Julieta Palmeira

Ementa: A defesa da educação pública, gratuita, universal, laica e de qualidade socialmente referenciada. Em todos os momentos históricos nos quais, em nosso país, se discutiu e se buscou implementar um projeto de desenvolvimento democrático e soberano, a educação foi colocada na centralidade desse projeto. Um projeto de nação exige um projeto de educação e o projeto de educação é que indica quais são os elementos, tendências e concepções do desenvolvimento da ciência e da tecnologia. O Projeto Nacional de Desenvolvimento dá significado e propósito para a proposta dos comunistas para a educação, ciência, tecnologia e cultura. A concepção de escola básica e de universidade está ligada à concepção de desenvolvimento, de democratização do conhecimento e do acesso aos bens produzidos pela ciência e pela tecnologia.

Dia 07/10 – Sábado

08:30 às 10:30

Mesa 02: O contexto e os desafios atuais da educação superior no Brasil: O fortalecimento das instituições de Ensino Superior (IES) públicas e a regulamentação da educação privada

1. A evasão, a crise sanitária e os impactos nas IES, 2. A fuga de cerébros, os ataques às universidades e o negacionismo da ciência, 3. O PNE, as metas e o financiamento para a educação supeiror, 4. O EAD e as novas formas de avanço do capital na mercantilização do ensino superior no país, 5. A CONAE Extraordinária em 01/2024.

Convidados: 1. Profª Denise Pires – MEC, 2. Profª Madalena Guasco, 3. Wellington – PROIFES, 4. Dani Balbi – Deputada Estadual (PCdoB-RJ)

Coordenação: Helio de Mattos – UFRJ

10:30 às 12:30 –

Mesa 03: A reconstrução democrática da nação e o projeto de reforma da educação superior no país: 1. Uma Universidade Nova, de excelência e inclusão, com estruturas de ensino, pesquisa e extensão, adequadas ao novo projeto de desenvolvimento, 2. Superar desigualdades, ampliar e democratizar acesso e garantir permanência nas IES, 3. Articular e integrar ensino superior e educação básica, na formação de professores 4.

Convidados: 1. Prof. Naomar de Almeida – USP, 2. Manuella Mirella – Presidenta da UNE

3. Olgamir Amância-UnB

Coordenação: Márcio Florentino – UFSB

14:30 às 16:30 –

Mesas 04: Autonomia, financiamento e a gestão democrática nas IES: 1. Articulação e integração sistêmica entre as IES, 2. Propostas de gestão democrática e participativa nas IES, 3. Carreira e Valorização do trabalho nas IES.

Convidados: 1. Vinicíus Soares – presidente da ANPG, 2. Alice Portugal – Deputada Federal (PCdoB-BA)

Coordenação: FASUBRA

16:30 às 18:00 –

Mesas 05: A educação superior e o contexto de guerra cultural e negacionismo da ciência: 1. O ataque às universidades e a luta pela democracia, 2. A comunicação, as novas tecnologias de informação e o combate às fake news,

Convidados: 1. Yann Evanovick – MEC 2. Profª Mariana Moura 3 . Jandira Feghali – Deputada Federal (PcdoB-RJ)

Coordenação: Flávia Calé

18:30 às 19:30 – Conferência Nacional de Educação (CONAE-2024)

Mesa de  Encerramento do Encontro Temático

Coordenação: Madalena Guasco e Comissão Nacional de Educação do PCdoB.

Programacao-Encontro-Educacao-Superior-PCdoB-revisadoBaixar