Na tarde desta quarta-feira (17), os advogados da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva apresentaram uma representação eleitoral junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra Eduardo Bolsonaro e outros 67 perfis nas redes sociais, que disseminaram conteúdo inverídico e tendencioso, que atinge a campanha.

Os bolsonaristas compartilharam imagens de um painel instalado num edifício em Porto Alegre, que associa o comunismo – e, consequentemente, os partidos de esquerda – narcotráfico e crime organizado entre outras mentiras. O conteúdo do painel, termina com a convocação para o 7 de setembro, feita por Jair Bolsonaro.

“Assim, pela leitura do painel e pelo contexto atual do país, resta claro que se trata de propaganda negativa – e de desinformação – face aos partidos de esquerda do país, notadamente os que compõem a Coligação Brasil da Esperança, ora Representante”, diz a representação.

A Frente Brasil da Esperança, o PSB, a Federação PSol-Rede, o Agir, o Avante e o Pros pleitearam junto ao Tribunal a remoção de mais de setenta links de compartilhamento das imagens, além da aplicação de multa de R$ 25 mil para cada um dos representados. O levantamento foi feito em diversas redes sociais, envolvendo perfis de várias partes do país, envolvendo influenciadores, pastores, policiais, empresários, entre outros.

A representação argumenta contra propaganda eleitoral extemporânea e por meio vedado pela Justiça Eleitoral. Também cita decisão judicial contra o painel tomada pela Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul.

A peça jurídica ainda considera que os perfis, “por meio de meio proscrito e de disseminação de conteúdo sabidamente inverídico, promoveram disseminação de fake news”.

Leia a íntegra da representação