O recurso ao vandalismo foi comum nos 'protestos' em Cuba

“É totalmente imoral que os Estados Unidos continuem a manter as sanções e a impor um bloqueio de alta intensidade a Cuba. É especialmente criminoso manter o embargo tendo como pano de fundo a atual situação epidêmica em Cuba”, afirma em editorial o Global Times, jornal chinês especializado em questões internacionais.

“É preciso dizer que há algo claramente errado com a prevenção da epidemia de Cuba e sua economia. Mas Cuba está se esforçando para resolver seus próprios problemas”, sublinha, ressalvando que “ninguém acredita que seja natural que o descontentamento com algumas questões possa ser imediatamente levado a protestos políticos. Em um discurso na segunda-feira, o presidente Diaz-Canel atribuiu a agitação à ‘política de asfixia econômica’ dos EUA”.

“Os EUA estão criando a maior resistência para impedir as tentativas de Cuba, fortalecendo os destrutivos movimentos de protesto na Ilha. O objetivo de Washington é criar uma ‘revolução colorida’ em Cuba, derrubando o atual governo, fato que vai contra as normas das relações internacionais. Esta é outra personificação da hegemonia ao estilo dos Estados Unidos”, registra o Global Times.

“Acreditamos que as sanções não vão forçar Cuba a descartar seu sistema socialista. As forças internacionais que defendem a justiça devem apoiar os esforços de Cuba para manter a estabilidade social e superar as dificuldades atuais, e condenar conjuntamente as práticas norte-americanas de repressão, infiltração e subversão contra Cuba. Esperamos que Cuba se livre de sua crise o mais rápido possível e tome ações concretas com a ajuda da comunidade internacional para quebrar novamente a conspiração dos Estados Unidos”, conclui o editorial.