Arce destaca crescimento da produção de lítio

A Bolívia teve um crescimento acumulado da economia nacional de 5,3% de janeiro e abril de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado, informou o ministro da Economia, Marcelo Montenegro.

Entre as áreas que mais contribuem para o Índice Global de Atividades Econômicas estão a mineração com 34,2%, a construção civil com 18%, os hidrocarbonetos com 10% e o setor manufatureiro com 9,6%. Nesses índices também se destacam as exportações e as importações.

“Com 760 a 765 milhões de dólares de exportações e uma média de mais ou menos 640 milhões de dólares de importações, geramos um saldo comercial positivo acumulado de janeiro a abril de 453 milhões de dólares”, informou o ministro.

“São elementos importantes, no sentido de que – como disse nosso presidente Luis Arce Catacora- estamos no caminho certo, no caminho adequado, é um cenário de recuperação, acreditamos que é um processo gradual, progressivo, não triunfalista, mas importante para a economia boliviana. Adicionalmente, devemos destacar que todos esses indicadores estão sendo registrados em diversos setores da economia, não se concentrando em um setor específico”, explicou.

O ministro expressou a sua preocupação com o fato de que a recuperação da economia em 2021 está sujeita aos efeitos da pandemia, o que poderia desacelerar o funcionamento econômico.

Os números do desemprego também melhoraram. “Observou-se uma diminuição de 8,9% em fevereiro, para 8,1% em março e 7,6% no mês de abril”, afirmou o ministro da Economia.

“Quase 4,5 milhões de pessoas já estão empregadas, sendo que cerca de 800 mil pessoas foram de reingressos do no mercado de trabalho”, assinalou Montenegro. A Bolívia tem pouco mais de 11,5 milhões de habitantes.

Vacinação

O presidente Luis Arce recebeu no início da semana a primeira dose da vacina russa Sputnik V e estimulou toda a população a também se imunizar contra a Covid-19.

“Queríamos ser os últimos a ser vacinados. Mas isto é um estímulo para a população ir aos centros de vacinação”, disse o chefe de Estado boliviano. em declarações à imprensa na saída do Hospital del Sur em El Alto, a segunda maior cidade do país.

“Temos de enfatizar e a população tem de compreender que temos que nos vacinar, aqui está o exemplo”, destacou Arce.

Na ocasião, o presidente boliviano destacou as realizações da campanha de vacinação em massa, que na semana anterior permitiu que postos móveis também promovessem a imunização da população da Bolívia.

Ele acrescentou que uma guerra contra a pandemia está sendo travada no país e que a população deve entender que a vacinação “é uma das melhores armas” para derrotar o coronavírus SARS-CoV-2.

O governo propôs chegar a outubro próximo com 70% da população imunizada (7.180.000 pessoas).

Depois de reunião com Montenegro, o embaixador russo na Bolívia, Mikhail Ledenev, informou que “um projeto para produzir vacinas Sputnik Light, com uma aplicação única, está em andamento aqui na Bolívia”.