Procuradores pedem resposta “firme, serena e intransigente” ao golpismo de Bolsonaro

Um grupo de 28 subprocuradores-gerais da República assinou uma nota dizendo que as manifestações bolsonaristas de 7 de setembro tiveram “tons de ameaça à democracia” e devem ter resposta “firme, serena e intransigente” das instituições democráticas.

“Muito distante do que poderia ser considerada uma festa cívica comemorativa do Dia da Independência, tratou-se, na verdade, de tristes demonstrações de desapreço aos valores fundamentais da democracia, que desonraram o sentimento patriótico de um inteiro país”, avaliam os subprocuradores.

Na Avenida Paulista, Jair Bolsonaro afrontou o Supremo Tribunal Federal (STF) e disse que não iria mais cumprir decisões do ministro Alexandre de Moraes.

As manifestações e os discursos tiveram “tons de ameaça à democracia, de desrespeito a instituições e a seus integrantes, propostas esdrúxulas de fechamento do STF, de ofensa a seus integrantes e a suas decisões, além de estímulos ao crescente esgarçamento do tecido social”, diz a nota.

“As instituições estão sendo quotidianamente vilipendiadas; os valores constitucionais aviltados”.

“Em meio a este estado absurdo de anormalidade, é preciso firmemente denunciar e repudiar tais atitudes”, pontuam.

“Pugnamos pela atuação firme, serena e intransigente das instâncias competentes de controle e responsabilização no sentido de refrear os atentados ao Estado democrático de Direito e garantir sua perenidade, pois é nele – e somente por meio dele – que vicejam as condições necessárias à paz social, ao exercício da cidadania, ao pluralismo e à liberdade de expressão”.