Para o epidemiologista Anthony Fauci o negacionismo expõe o país a variantes mais agressivas

No momento em que o total de casos diários de Covid-19 nos EUA disparou de 11 mil em junho – logo após o efeito inicial da campanha de vacinação – para 120 mil agora, e com os mortos diários quase dobrando em duas semanas de 270 para 500, sob o impacto da variante Delta e da recusa à imunização nos Estados de hegemonia trumpista, o Dr. Anthony Fauci, principal infectologista norte-americano, advertiu que uma “variante ainda pior” poderá surgir.

Como o vírus continua a se espalhar devido à taxas de vacinação insatisfatórias, está tendo tempo “suficiente” para poder se transformar em uma variante mais perigosa “no outono e no inverno”, ele advertiu.

“Há um princípio que toda a gente conhece em virologia: um vírus não sofre mutação a menos que se permita que ele se replique (…). Francamente, temos muita sorte que as vacinas que temos agora funcionem muito bem contra as variantes – particularmente contra doenças graves”, disse Fauci, enfatizando que isso pode não se repetir com uma nova variante.

“Se vier outra com capacidade de transmissão igualmente alta, mas também muito mais grave, poderemos realmente ter problemas”, acrescentou.

“As pessoas que não estão sendo vacinadas pensam erroneamente que se trata apenas delas. Mas não é. É sobre todo mundo também”, destacou Fauci. “A solução está bem na nossa frente – vacine todos e nem sequer estaríamos falando sobre isso”.

Fauci disse ainda estar na expectativa de que até o final do mês o órgão de saúde (FDA) irá conceder às principais vacinas em uso nos EUA, atualmente aprovadas para uso emergencial, o status de aprovação total final, o que facilitará a aceitação da vacina de parte de alguns setores ainda hesitantes.

“EUA estão falhando”

Por sua vez, o diretor do Instituto Nacional de Saúde (NIH), Francis Collins, disse ao programa “This Week” da ABC que os EUA “estão falhando” em sua batalha para manter o coronavírus sob controle.

“Não deveríamos realmente ter chegado ao lugar em que estamos”, disse Collins. “Não estaríamos onde estamos agora com este aumento do Delta se tivéssemos sido mais eficazes em vacinar todos”. “Estamos pagando um preço terrível.”

Em todo o país, apenas cerca de metade das pessoas elegíveis foram totalmente vacinadas. Sete estados com taxas de vacinação entre as mais baixas do país – Alabama, Arkansas, Flórida, Louisiana, Mississipi, Missouri e Texas – na semana passada foram responsáveis por quase metade de todos os casos e hospitalizações em todo o país.

Como afirmou a diretora do CDC, Rochelle Walensky, os EUA estão vivendo uma “pandemia de não vacinados”, com 99% dos mortos sendo de não-vacinados. Dados da instituição também revelaram que pessoas não vacinadas têm duas vezes mais chances de serem reinfectadas com o coronavírus do que aquelas que foram inoculadas contra ele.

A Delta se tornou “um propagador incrivelmente eficiente de humano para humano” que se liga mais facilmente aos receptores celulares nas vias aéreas superiores depois que entra no corpo, se replica mais rapidamente e transmite mais prontamente, apontou Fauci. 90% dos contágios de Covid-19 nos EUA já são pela variante Delta. “Quando você olha para o nível de vírus na faringe nasal de uma pessoa infectada com Delta e o compara ao nível de vírus na faringe nasal de alguém com a variante Alfa, às vezes chega a 1.000 vezes mais vírus”.

Collins implorou aos norte-americanos que transcendam a política para salvar vidas. “Por que um mandato sobre uma vacina ou o uso de uma máscara de repente se torna uma declaração de seu partido político? Nunca deveríamos ter deixado isso acontecer”, afirmou o cientista.

“Vamos lá, América – somos incrivelmente polarizados em relação à política, não precisamos realmente ser polarizados em relação a um vírus que está matando pessoas. Devemos fazer tudo o que pudermos para salvar vidas.”

“Para mim, como uma pessoa apolítica, como um médico, como um cientista, o caso convincente de vacinas para todos está bem na sua frente”, ele enfatizou.

Questionado pelo apresentador sobre se deveria existir algum nível de obrigatoriedade para a vacinação, ele retrucou que “devemos usar todas as ferramentas de saúde pública que pudermos quando as pessoas estiverem morrendo.”

“E certamente, eu comemoro quando vejo as empresas decidindo que vão impor isso aos seus funcionários”, continuou Collins. “As taxas de mortalidade estão começando novamente … Devíamos pensar em todas as intervenções possíveis.”

“Sabemos que crianças com menos de 12 anos podem ser infectadas e se não tivermos máscaras nas escolas, esse vírus se espalhará mais amplamente”, disse ainda Collins no “This Week”, acrescentando que “provavelmente resultará em surtos nas escolas e as crianças terão que voltar ao aprendizado remoto, que é a única coisa que realmente queremos prevenir. “

O risco que a variante Delta acarreta às crianças foi ressaltado pela Academia Americana de Pediatria, que relatou que quase 72 mil crianças e adolescentes pegaram COVID-19 na semana anterior – cinco vezes mais do que no final de junho.

“1 % de todos os casos confirmados do # Covid-19 em crianças levam à hospitalização”, salientou o epidemiologista Eric Feigl-Ding. “Esse é realmente um nível ‘aceitável’ de morbidade infantil que permitiremos na sociedade?”, questionou.

Mark Kline, médico-chefe do Children’s Hospital New Orleans, disse estar preocupado com as crianças “como nunca estive”. “A variante Delta da Covid é o pior pesadelo de todo especialista em doenças infecciosas e epidemiologista. Não creio que, como americanos, em nossa vida, jamais tenhamos visto um organismo que possua as características duais de contagiosidade que esse vírus tem, junto com a virulência – sua capacidade de produzir doenças ”. 90% dos contágios de Covid-19 nos EUA já são pela variante Delta.

A consultora sênior em Saúde Global, Julie Fischer, disse à Axios que o momento da irrupção da Delta é particularmente preocupante porque as pessoas estão cansadas e as escolas estão prestes a reabrir.

“Delta muda a dinâmica de resposta à pandemia novamente”, ela apontou. “Tem havido uma espécie de complacência nos EUA de que as crianças não correm alto risco de doenças graves, mas acho que estamos ouvindo das comunidades onde há transmissão comunitária generalizada da variante Delta que há crianças gravemente doentes. “

No domingo, a presidente da Federação Americana de Professores, Randi Weingarten, se disse a favor de que os professores estejam vacinados. “Por uma questão de consciência pessoal, acho que precisamos trabalhar com nossos empregadores – não nos opor a eles nos mandatos de vacinação”, disse Weingarten, que estimou em 90% os associados que já estão vacinados.

A variante Delta explodiu, mas o sistema de testagem nos EUA não funciona, denunciou o professor de Medicina Molecular no Scripps Research Institute, Eric Topol. Os Estados Unidos ainda não têm um sistema centralizado de rastreamento de contatos, nenhum programa de testes em massa e nenhum aplicativo nacional para rastrear casos, situação de vacinação e exposição, registrou.

“Onde está o @COVID19Rastreamento quando nós precisamos dele?”, tuítou o cientista. “Já ultrapassamos as hospitalizações na 1ª e 2ª ondas, mas uma preocupação adicional é a taxa de aumento na 4ª onda, Delta,” postou Topol. “O fato de isso ter acontecido com um excesso de vacinas reflete o quão formidável essa cepa é e nossa grande falha em não suprimi-la muito melhor.”

Negacionismo

Com a Flórida agora o epicentro da pandemia nos EUA, hospitais sobrecarregados, “suspendendo cirurgias eletivas e colocando leitos em salas de conferência”, como observou a Associated Press, o governador trumpista Ron DeSantis reagiu ao pedido do presidente norte-americano aos republicanos de que, se não puderem ajudar, que pelo menos não atrapalhem, dizendo que “não permitiremos que Joe Biden e seus lacaios burocráticos entrem e comandem os direitos e liberdades dos moradores da Flórida”.

Biden observara que “Flórida e Texas respondem por um terço de todos os novos casos Covid-19 em todo o país”. DeSantis atribuiu a escalada de contaminação não à variante delta e ao negacionismo que ele propaga, mas aos “imigrantes” que cruzam a fronteira sul “às centenas de milhares”.

O republicano chegou ao ponto de ameaçar cortar as verbas das escolas que determinem a obrigatoriedade do uso das máscaras em sala de aula.

Pelo menos oito estados – Arkansas, Arizona, Iowa, Oklahoma, Carolina do Sul, Texas e Utah – também baniram o uso de máscaras nas escolas. No Arkansas, onde agora só há disponíveis oito leitos de UTI, o governador republicano Asa Hutchinson se disse arrependido de ter vetado o uso de máscaras, o que ele tentou reverter, mas foi impedido por um juiz negacionista.