"Esta é a pior coisa que aconteceu a este país no que diz respeito à saúde da nação em mais de 100 anos", afirma Fauci 

O Dr. Anthony Fauci, especialista-chefe no trabalho com doenças infecciosas dos Estados Unidos, condenou a postura irresponsável de Trump diante da Covid e declara que ela foi causadora do número “impressionante” de mortes pela Covid-19 no país, que ultrapassou 500.000 vidas perdidas.

Em entrevista à Agência Reuters, Fauci disse na segunda-feira (22) que a pandemia chegou aos EUA enquanto o país era vitimado pela estupidez na qual até o uso de máscaras se transformou em indicação de orientação política, em vez de uma necessária medida de saúde pública.

Durante a maior parte de 2020, Fauci serviu na Força-Tarefa Coronavírus da Casa Branca, sede do governo, um trabalho que muitas vezes o colocava em desacordo com o então presidente Trump, que constantemente minimizava a gravidade da pandemia e que acabou por contrair a Covid-19, exatamente por circular em aglomerações e na Casa Braca sem usar máscara e que, mesmo depois disso, se recusou a emitir um mandato de uso obrigatório de máscara e contra aglomerações.

Trump atacou várias vezes a credibilidade de Fauci, minando suas mensagens de saúde pública e, segundo ele, o que acabou acontecendo foi a tragédia: “um país rico e sofisticado teve o maior percentual de mortes e foi o mais atingido do mundo”.

“Isso eu acredito que não deveria ter acontecido”, declarou o diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas.

Embora os Estados Unidos tenham apenas cerca de 4% da população global, registraram quase 20% de todas as mortes por Covid-19.

“Esta é a pior coisa que aconteceu a este país no que diz respeito à saúde da nação em mais de 100 anos”, registrou Fauci, acrescentando que daqui a décadas as pessoas estarão falando sobre “aquele ano horrível de 2020”.

“A falta de envolvimento do topo da liderança em tentar fazer tudo que fosse baseado na ciência foi claramente prejudicial ao esforço”, afirmou.

Ele chamou o desrespeito de governadores e prefeitos de vários Estados e cidades que, seguindo Trump, desconsideraram as recomendações da Força-Tarefa sobre como reabrir o país com segurança após os bloqueios da primavera de “incompreensível para mim (quando) se podia ver bem diante dos olhos o que estava acontecendo”.

“Quando o espírito americano está tão dividido, isso realmente me deixa triste”, disse.

Fauci e o presidente Biden consideraram que os Estados Unidos deveriam retornar a algo próximo à vida normal pré-pandêmica perto do Natal. Porém, advertiram que isso pode mudar.

As variantes também mudam a equação quando se trata de imunidade de rebanho, na qual uma população fica protegida da infecção por causa dos altos níveis de imunidade de vacinas ou infecções.

Os Estados Unidos se tornaram o primeiro país a ultrapassar a marca de 500 mil mortes causadas pela Covid-19, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins. Na terça-feira (23), o país já soma 500.585 óbitos desde o início da pandemia, além de 28.194.534 casos confirmados.