Assista aos fatos mais marcantes da trajetória dos comunistas no Brasil em seus 102 anos de combates em defesa da democracia

O Festival Vermelho 2024 foi palco da apresentação do documentário “102 Anos de Lutas do Partido Comunista do Brasil”, uma obra que mergulha na história e nas batalhas travadas pela legenda ao longo de sua trajetória. O vídeo tem roteiro do cineasta Guido Bianchi e de Adalberto Monteiro, ex-presidente da Fundação Maurício Grabois.

O documentário começa traçando as raízes do partido, remontando ao seu nascimento há 100 anos, quando, em 25 de março de 1922, um grupo de líderes operários decidiram fundar o Partido Comunista do Brasil. Desde então, o partido tem sido uma voz proeminente na luta pela justiça social e pelos direitos dos trabalhadores.

Ao longo dos anos, o PCdoB enfrentou inúmeras adversidades, desde a repressão do Estado Novo até a resistência à ditadura militar. O filme destaca momentos cruciais, como a criação da Aliança Nacional Libertadora (ANL), a insurreição de 1935 e a Guerrilha do Araguaia, que se tornaram símbolos de resistência e luta pela democracia.

O documentário também aborda a atuação do PCdoB na redemocratização do Brasil, seu envolvimento em importantes campanhas, como a luta pelo petróleo nacional, e sua contribuição para a elaboração da Constituição Federal de 1988.

Além disso, o filme destaca a presença do PCdoB na cena política contemporânea, mostrando sua participação ativa nas eleições e seu papel na defesa da democracia e dos direitos sociais. A obra encerra com uma reflexão sobre o futuro do partido e sua luta contínua por um Brasil mais justo e igualitário na voz da sua presidenta nacional Luciana Santos, que também comanda a importante pasta da Ciência, Tecnologia e Inovação no Governo Lula III.

A apresentação do documentário durante o Festival Vermelho 2024 foi marcada por uma atmosfera de celebração e reflexão, reunindo militantes, simpatizantes e membros da comunidade para homenagear a história e o legado do Partido Comunista do Brasil. O filme serve como um lembrete poderoso do compromisso do partido com a luta pela justiça social e sua determinação em construir um país mais democrático e solidário.

Assista ao vídeo:

Por Cezar Xavier