O Editorial Ceala e a Fundação Maurício Grabois divulgaram a lista com os 100 textos que vão compor o livro de poesias: Festa de Pão e de Rosas: 100 Anos de Luta e Poesia, comemorativo aos 100 anos do Partido Comunista do Brasil. A publicação está sendo preparada para publicação ainda em setembro de 2022.

O projeto, uma Chamada Pública Internacional de Literatura 2022, vai reunir escritos de diversos autores, entre eles: membros de academias de letras, poetas, docentes, militantes das causas negra, indígena, LGBTQIA+, estudantil, de gênero, etc.

A Comissão Literária que selecionou as obras, composta por cinco membros, e que levou em conta equidade de gênero e etnia, recebeu material de várias partes do país, além de Portugal, França, Colômbia, Itália, Bélgica, Albânia e México.

Vieram textos de São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Florianópolis, Porto Alegre, Natal, Belém, Brasília, Salvador; de cidades do interior do país.

Segundo um dos idealizadores, Helbeth Oliva, a coletânea é uma homenagem aos construtores críticos da história da literatura e da poesia brasileiras e internacional engajados na militância social.

“Esta Chamada Pública Internacional de Poesias apresenta 100 obras seletas por uma comissão de notáveis, visto que, além de reconhecer o histórico engajamento do PCdoB nas lutas sociais, revela a sua face de amor à vida e sua sensibilidade às artes como amálgama essencial de construção histórica da identidade da nossa gente”, destacou Oliva.

Para ele a obra também é uma fonte de esperança e inspiração. “Nesse momento sombrio da nossa história, abrimos o nosso livro Festa de Pão e Rosas: 100 anos de luta e poesia, como um campo pronto à semeadura de novos tempos para a caminhada do nosso povo, rumo ao inexorável futuro. É uma enorme alegria poder estar nessas páginas como poeta e militante desse partido do proletariado e do campesinato como força motriz do desenvolvimento”, completou.

Clique aqui e confira a lista completa.

(por Cezar Xavier)