Luciana, Flávio e Manuela apontam os absurdos ditos por Bolsonaro na ONU. Foto: montagem/reprodução

A participação virtual do presidente Jair Bolsonaro na abertura da 75ª Assembleia Geral da ONU, nesta terça-feira (22) está rendendo avaliações e comentários indignados de lideranças do PCdoB. Não é para menos. O presidente usou o espaço para mentir sobre o que acontece no país sob seu governo, sobretudo no que diz respeito à pandemia e à questão ambiental, procurando vender uma imagem que claramente não condiz com o que vem acontecendo.

“O discurso do presidente Bolsonaro na ONU não tem conexão com a realidade. Não faltam matérias nas agências de checagem apontando as mentiras em seu discurso, seja sobre as queimadas, o combate à pandemia ou em relação ao auxílio emergencial e auxílio às micro e pequenas empresas”, ressaltou a presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos.

A dirigente levantou ainda que a gestão de Bolsonaro “atende apenas aos interesses do seu clã e, por isso mesmo, cria um discurso fantasioso para a comunidade internacional, subserviente aos EUA e focado em criar fake news que desinformam e penalizam o povo brasileiro”.

Em suas redes sociais, o governador do Maranhão, Flávio Dino, destacou: “Bolsonaro começa seu discurso na ONU culpando o Judiciário, os governadores e a imprensa pelas dificuldades econômicas do Brasil. Deslealdade absurda e inédita para um Chefe de Estado”. Mais tarde, apontou: Chave interpretativa do discurso de Bolsonaro na ONU: VILÕES – governadores, imprensa, Judiciário, caboclos e indígenas, ONGs, conspiração internacional etc.; HERÓIS – Bolsonaro e Trump. Discurso impatriótico, não convence e enfraquece ainda mais o Brasil no mundo”.

Manuela D’Ávila, pré-candidata a prefeita em Porto Alegre e ex-deputada, afirmou: “Cerca de 20% da biodiversidade do Pantanal foi perdida e Bolsonaro alega na ONU que nosso país é líder em conservação ambiental. Bolsonaro mente e envergonha o Brasil”. E completou: “A população indígena é uma das principais responsáveis pela preservação ambiental do nosso país, mas Bolsonaro fala na ONU que os índios estão queimando nossas florestas. Bolsonaro é mentiroso”.

Leia também: Bolsonaro mente na ONU e culpa indígenas e caboclos por queimadas

Por Priscila Lobregatte