Os Comitês Estaduais do PCdoB do Amapá, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo realizaram reuniões na quinta, sexta e sábado (13,14 e 15).

Os estados apresentaram o projeto de resolução do 14º Congresso do PCdoB, denominado “Frente Ampla: novos rumos para o Brasil”. O documento deverá ser debatido e aprofundado pelos militantes do partido e aprovado na Plenária Nacional, que ocorrerá em Brasília, entre os dias 17 e 19 de novembro.

São Paulo

Durante a reunião, foi discutido as situações políticas nacional e estadual, o debate dos documentos congressuais, a convocação da 18ª Conferência de São Paulo e a eleição da secretaria da Mulher do Comitê Estadual/SP. Foi aprovada uma moção em solidariedade ao ex-presidente Lula.

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), presidente estadual do Partido, foi o responsável pela atualização política. Para ele, a economia não ‘anda’ e o país está estagnado devido às políticas econômicas inconsistentes. O único índice que aumenta é o do desemprego, com números que em algumas regiões retomam o cenário desolador dos anos 2000, destacou.

Sobre a reforma trabalhista aprovada no Congresso e sancionada, o deputado considera que faltou força no parlamento para barrá-la. “São medidas regressivas que restringem direitos e transferem os problemas para os trabalhadores em benefício dos patrões”, avalia. Orlando reforça a tese partidária que a saída para a crise está na construção de uma frente ampla contra o campo conservador.

O secretário estadual de Organização do PCdoB-SP, André Bezerra, apresentou as propostas de alteração no Estatuto do Partido, que serão discutidas no processo do Congresso. Após um breve debate, Rovilson Britto, vice-presidente estadual, fez a leitura das normas para a conferência estadual e o congresso nacional. Ele também apresentou a proposta de criação de um Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE), não deliberativo, encarregado de encaminhar as discussões e filiações para a construção da chapa nas eleições de 2018.

Piauí

A direção do Comitê Estadual do PCdoB, liderado pelo presidente do partido no Piauí, Osmar Junior, estiveram reunidos com a senadora, Regina Souza (PT-PI). No encontro os membros comunistas parabenizaram a senadora pelo seu empenho na luta contra as reformas trabalhista e da previdência, que o PCdoB entende como um retrocesso para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. Os dirigentes do PCdoB também prestaram solidariedade à senadora piauiense em razão do preconceito e ofensas de que tem sido vítima. Na oportunidade também trataram da conjuntura política nacional e da reforma política em trâmite no Congresso Nacional.

Rio Grande do Sul

O presidente estadual do PCdoB-RS, Adalberto Frasson, chamou a atenção para a importância deste momento de democracia interna e debates que o PCdoB realizará no seu 14º Congresso. “Houve uma grande mudança na conjuntura e a militância do PCdoB é chamada a debater profundamente a luta dos comunistas frente aos enormes desafios que temos pela frente. A resistência ao golpe e os retrocessos, a luta pela retomada da democracia”.

Frasson também destacou que o processo de mobilização no Rio Grande do Sul deverá visar ao fortalecimento do PCdoB. Elencou as tarefas prioritárias como o recadastramento através da implantação do aplicativo do PCdoB (PCdoB digital), busca pelo envolvimento da militância nos debates a partir das bases e em eventos públicos sobre as teses, e um esforço de novas filiações. “Temos que emular o partido a partir das nossas teses e junto das lutas que estamos fazendo em defesa do Brasil e da democracia, do Fora Temer e por Diretas Já. Também devemos levar em conta que a nossa organização e mobilização precisam estar fortalecendo nosso projeto político para as eleições de 2018 e de 2020, no mesmo movimento”, explicou.

O representante da direção nacional do PCdoB presente na reunião, Ronald Freitas, fez a apresentação das teses e destacou a importância para o PCdoB debater sua política e a atualização tática e estratégica que o período exige. “Devemos nos debruçar sobre essas teses, que são o ponto de partida do debate. Este é um momento de profundo debate interno e democrático”, enfatizou.

Ceará

O presidente estadual do PCdoB-CE, Luis Carlos Paes de Castro apresentou um panorama estadual do Partido no Ceará. Baseado no projeto de resolução política do 14º Congresso Nacional, o documento local avalia o quadro estadual, traça orientações gerais acerca das tarefas que visa defender a democracia, a soberania nacional e o desenvolvimento Estado. A resolução local trata ainda sobre o cenário político, a atuação dos movimentos sociais, a questão organizativa do Partido e o projeto eleitoral para 2018. “Propomos um documento para, em consonância com o projeto nacional, reforçarmos nossas tarefas para os próximos meses, que abrange tanto a luta contra o golpe como a construção de um exitoso resultado nas urnas, com a ampliação das nossas vagas tanto no Congresso Nacional quanto na Assembleia Legislativa do Ceará”, defende.

Abel Rodrigues, secretário estadual de organização do PCdoB-CE reforçou a importância do engajamento e da mobilização de dirigentes, filiados e militantes para o êxito do 23º Congresso do Partido no Ceará. Ele apresentou as normas que vão reger a realização dos debates municipais até a plenária estadual. “A parte política também precisa se traduzir em questão organizativa. Peço a todos o engajamento neste processo rico de debates para estimular o coletivo a buscar saídas para o país. Estamos vendo a perplexidade na população, mas também o desejo de buscar alternativas às ameaças impostas pelos golpistas. É nosso dever estimular o povo a assumir esta batalha, ganhar os militantes para construir os rumos do Partido e para o Brasil dos próximos anos”.

Rodrigues reforçou o desafio de recadastrar os filiados. “Dos 147 municípios onde o PCdoB está organizado no Ceará, só temos registro de recadastramento em 48 cidades, somando 426 pessoas”, enumera. Ele também informou sobre os prazos para a convocação e realização de assembleias de bases e conferências municipais, “que poderão ser realizadas até 1º de outubro”. O dirigente reforçou ainda que só recadastrado via aplicativo e com a contribuição financeira em dia, os filiados terão direito a participar e contribuir nos debates. “É nosso interesse que o máximo de pessoas participe desses debates”, reforça.

Distrito Federal

Com a participação do secretário nacional de Organização do PCdoB, Ricardo Abreu Alemão, o Comitê Regional do PCdoB/DF iniciou os debates sobre o 14º Congresso do Partido. Além dos membros da direção, também participaram do encontro lideranças dos movimentos sociais, comunitários e sindicais.

Segundo Alemão, o documento base atualiza o debate interno do partido para os desafios que surgem todos os dias na defesa dos direitos do povo e da democracia. Além disso, destacou ele, há a necessidade de digitalizarmos o partido através do recadastramento para uma nova etapa de organização. Por fim, foram aprovadas as normas locais para as Conferências e também um chamamento ao Congresso da UBM.

Goiás

O Comitê Estadual do PCdoB em Goiás se reuniu para deflagrar a eleição dos delegados e para debater as teses do 14º Congresso Nacional do partido. A atividade reuniu, além dos integrantes do Comitê, diversas lideranças convidadas do partido, bem como o Secretário de Comunicação do Comitê Central, Júlio Veloso.

No encontro, os comunistas goianos tiveram a oportunidade de realizar um amplo debate sobre as teses do partido, o documento base que norteará a ação do PCdoB pelos próximos quatro anos. Além disso, foram dadas orientações acerca do processo de recadastramento do PCdoB, parte fundamental do processo de planejamento do partido.

Júlio Veloso ressaltou a importância do debate sobre as teses do partido. “Não conheço outro partido político que realiza um debate tão amplo. Desde de as organizações de base, passando pelos comitês municipais, estaduais, até chegar ao nosso congresso nacional, nossa militância se envolve tanto no debate nacional quanto nas demandas locais. Esse processo é fundamental para a nossa vida orgânica”, finalizou.

A presidenta do PCdoB em Goiás, Isaura Lemos, afirmou que o recadastramento dos militantes pelo site ou pelo aplicativo, bem como a contribuição militantes, são fundamentais para o momento que o partido vive. “São ferramentas fundamentais para a organização do partido. Através do aplicativo, conseguiremos acionar a nossa militância com facilidade, bem como enviar documentos importantes com agilidade. A contribuição militante também é um ponto fundamental para a sobrevivência e para a atuação do PCdoB”, concluiu.

Durante as reuniões, os membros dos Comitês Estaduais do PCdoB convocaram os dias para as Conferências Estaduais:

• Amapá – 14 e 15 de outubro
  • Ceará – 21 e 22 de outubro