30 diplomatas de 21 países em visita a estação rural de abastecimento de água em Paywawat, região uigur de Xinjiang

Após uma visita de quatro dias à Região Autônoma uigur de Xinjiang, no noroeste da China, onde puderam caminhar livremente e interagir com a população, 30 diplomatas de 21 países puderam comprovar as mentiras do governo estadunidense sobre pretensas “repressões e massacres” contra a população muçulmana.

Para o secretário-geral de Cooperação de Xangai, Vladimir Norov, mesmo algo simples como o naan (pão) polvilhado com especiarias é realçado no atual momento, ganhando uma “integração perfeita de tradição e modernidade” pela cadeia industrial que impulsiona e ganha popularidade pelo país. A fabricação de naan envolve a produção agrícola, o processamento, a logística, a criatividade cultural e a indústria do turismo, abrindo inúmeras vagas de emprego.s.

De 30 de março a 2 de abril, os diplomatas andaram pelas ruas, conversaram com moradores, visitaram escolas e empresas locais, puderam avaliar o que viram e emitir sua percepção sobre tudo, das condições de trabalho e saúde até a liberdade religiosa.

De acordo com o embaixador iraniano na China, Mohammad Keshavarz-Zadeh, as atividades religiosas nas mesquitas ocorreram respeitando a vontade do povo muçulmano e em perfeitas condições sanitárias. “Como muçulmano, rezei na mesquita. Vi que as pessoas são livres para praticar suas atividades religiosas”, declarou, acrescentando que os locais são espaçosos e iluminados, têm os tapetes macios e limpos e há mesas e cadeiras para idosos e deficientes. Há também instalações como banheiros com descarga, salas de ablução, cantinas e centros culturais, acrescentou.

Na avaliação de Mohammad Keshavarz, os esforços do governo chinês no combate ao terrorismo são genuínos e estão dando frutos. “Não houve incidentes terroristas em toda a região nos últimos quatro anos”, informou Shohrat Zakir, presidente do governo regional de Xinjiang.

Segundo Mahendra Bahadur Pandey, embaixador do Nepal na China, durante “o governo e o povo chinês não apenas controlam substancialmente o terrorismo, mas deram novos modos de vida às pessoas, incluindo treinamento vocacional e educação”. “Isso significa que as pessoas em Xinjiang não foram reprimidas e tiveram oportunidades de avançar em direção à paz e desenvolvimento “, disse Pandey.

Em visita a uma fábrica têxtil na cidade de Aksu, a delegação diplomática pode ver máquinas modernas funcionando com capacidade total. Conforme Akram Zeynalli, embaixador do Azerbaijão na China, o maquinário é altamente avançado, com tudo funcionando perfeitamente na área de trabalho ou nos alojamentos.

De 2014 a 2019, o PIB de Xinjiang aumentou de 919,59 bilhões de yuans para 1,36 trilhão de yuans, com uma taxa média de crescimento anual de 7,2%. Além disso, 3,06 milhões de residentes rurais da região foram retirados da pobreza.