Flávio Dino em uma das vistorias da obra, agora encerrada

O governador do Maranhão, Flavio Dino (PCdoB), vai inaugurar no próximo dia 24 o Edifício João Goulart, que estava abandonado há décadas. Segundo ele, o evento será também uma homenagem ao ex-presidente João Goulart.

Este será o primeiro prédio do programa Nosso Centro a ser ocupado. O objetivo do programa é aumentar o movimento do Centro Histórico de São Luís e aquecer a economia no entorno.

O uso do João Goulart é também sinônimo de economia, visto que o governo vai poder devolver espaços alugados.

Com a ampla reforma, o edifício será o novo lar das secretarias de Estado de Governo (Segov), Relações Institucionais (SRI), Esporte e Lazer (Sedel), Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap), além da Casa Civil, Vice-Governadoria e Assessoria Especial do Governador. Os órgãos já começaram a se mudar, informou o jornal O Imparcial.

A montagem do mobiliário também foi inovadora. Internos do sistema penitenciário do Maranhão trabalharam na instalação e fabricação dos móveis.

Ícone moderno

Na obra de revitalização, foi utilizado um modelo mais moderno e eficaz para a reabilitação do prédio. Trata-se do chamado aluguel sob medida (built to suit, em inglês), no qual a iniciativa privada financia a obra de reforma e a manutenção das instalações do imóvel por tempo determinado.

Construído em 1957, o Edifício João Goulart é um ícone da cidade de São Luís por ser uma das primeiras construções modernistas instaladas na Ilha. O Edifício possui pouco mais de 6 mil m² de construção, sendo 2 subsolos, térreo e 10 andares.