O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), destacou, em suas redes sociais nesta sexta-feira (28), decisões tomadas na quinta-feira (27) pela Comissão Intergestores Tripartite do SUS que poderão ampliar a vacinação no estado, apesar da omissão e entraves provocados pelo governo Bolsonaro.

“Com as mudanças aprovadas ontem (27) pela Comissão Intergestores Tripartite do SUS, será possível avançar mais na vacinação, reduzindo a idade das pessoas a serem vacinadas, com menos burocracia. Parabenizo o nosso secretário (de Saúde) Carlos Lula por seu importante papel nacional”, declarou o governador.

Flávio Dino salientou, ainda, que o governo do Maranhão “está auxiliando todos os municípios para agilizar a vacinação. Temos equipes dedicadas a isso. O SUS é tripartite e procuramos colaborar com todos. Nosso critério é somente um: ampliar a proteção da população”.

Na reunião da Comissão, o secretário Carlos Lula — que também preside o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) — voltou a cobrar do Ministério da Saúde financiamento exclusivo para o combate da Covid-19, já que o governo Bolsonaro suspendeu o “orçamento de guerra” destinado à área.

“Os estados estão esgotados, os municípios também. Infelizmente, este ano não se previu recursos extras para o ministério. É dramática a situação. É fundamental a gente ter aporte de recursos para o enfrentamento à pandemia. A gestão está com nosso sistema de saúde no máximo, além das nossas capacidades financeiras. Mas, não dá para, neste momento, fechar leito porque não tem recursos”, disse Carlos Lula.

Por Priscila Lobregatte

Com agências