Dino: nosso critério é ampliar a proteção da população contra a Covid
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), destacou, em suas redes sociais nesta sexta-feira (28), decisões tomadas na quinta-feira (27) pela Comissão Intergestores Tripartite do SUS que poderão ampliar a vacinação no estado, apesar da omissão e entraves provocados pelo governo Bolsonaro.
“Com as mudanças aprovadas ontem (27) pela Comissão Intergestores Tripartite do SUS, será possível avançar mais na vacinação, reduzindo a idade das pessoas a serem vacinadas, com menos burocracia. Parabenizo o nosso secretário (de Saúde) Carlos Lula por seu importante papel nacional”, declarou o governador.
Flávio Dino salientou, ainda, que o governo do Maranhão “está auxiliando todos os municípios para agilizar a vacinação. Temos equipes dedicadas a isso. O SUS é tripartite e procuramos colaborar com todos. Nosso critério é somente um: ampliar a proteção da população”.
Na reunião da Comissão, o secretário Carlos Lula — que também preside o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) — voltou a cobrar do Ministério da Saúde financiamento exclusivo para o combate da Covid-19, já que o governo Bolsonaro suspendeu o “orçamento de guerra” destinado à área.
“Os estados estão esgotados, os municípios também. Infelizmente, este ano não se previu recursos extras para o ministério. É dramática a situação. É fundamental a gente ter aporte de recursos para o enfrentamento à pandemia. A gestão está com nosso sistema de saúde no máximo, além das nossas capacidades financeiras. Mas, não dá para, neste momento, fechar leito porque não tem recursos”, disse Carlos Lula.
O @GovernoMA está auxiliando todos os municípios para agilizar a vacinação. Temos equipes dedicadas a isso. O SUS é tripartite e procuramos colaborar com todos. Nosso critério é somente um: ampliar a proteção da população.
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) May 28, 2021
Por Priscila Lobregatte
Com agências