Em referência direta ao negacionismo que reina do governo Bolsonaro e que forma o pano de fundo do comportamento omisso e irresponsável do presidente e de seus ministros frente à pandemia, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), comentou, em suas redes sociais, trecho do Código Civil que aponta como ilícitos os atos voluntários de negligência.

“‘Artigo 186: Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito’ (Código Civil)”, colocou o governador, seguido do comentário: “Esses negacionistas cometeram atos ilícitos e devem ser responsabilizados”.

A declaração foi feita nesta terça-feira (18), quando o ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, depôs na CPI da Covid. Na ocasião, o ex-chanceler foi acusado por senadores de faltar com a verdade, se esquivou sobre a aquisição de cloroquina e tentou vender a imagem de que sua atuação não teria gerado problemas diplomáticos com a China que pudessem dificultar o acesso do Brasil aos insumos para a fabricação da vacina.

Já nesta quarta-feira (19), citando trecho bíblico comumente usado nas bravatas do presidente Bolsonaro, Flávio Dino comentou: “Além de incompetentes, não gostam de trabalhar e são corruptos. A palavra ensina: ‘e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará’. (João 8:32). Estamos assistindo a verdade prevalecendo”.

Por Priscila Lobregatte