Governador Flávio Dino em uma das reuniões do Fórum dos Governadores

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) em conjunto com mais 19 governadores, divulgaram nesta segunda-feira (17) uma carta aberta contra posturas do presidente Bolsonaro. O documento foi motivado, principalmente, pelas declarações com relação ao preço do combustível. O presidente “desafiou” que os estados abrissem mão do ICMS destes produtos, apesar de este ser um recurso, conforme a carta, “vital para a sobrevivência dos Estados”.

O documento pede “equilíbrio, sensatez e diálogo para entendimentos na pauta de interesse do povo é o que a sociedade espera de nós” e argumenta que as declarações do presidente “não contribuem para a evolução da democracia no Brasil”.

Os chefes dos Executivos estaduais também questionaram declarações do presidente sobre “investigações policiais ainda em curso”, referindo-se à morte do ex-capitão da Polícia Militar do Rio de Janeiro Adriano da Nóbrega em uma ação policial na Bahia.

No documento, aproveitaram para convidar Bolsonaro a participar da próxima reunião do fórum, que será realizada em 14 de abril.

Na semana passada, Flávio Dino chegou a gravar um vídeo explicando que o problema do custo da gasolina e do diesel não está no ICMS cobrado pelos estados, mas na política de preços da Petrobras, na qual o governo federal poderia intervir.

Assista:

Além do governador Flávio Dino, assinaram a carta chefes de estado de amplo espectro político: Gladson Cameli (Progressistas-AC), Renan Filho (MDB-AL), Waldez Góes (PDT-AP), Wilson Lima (PSC-AM), Rui Costa (PT-BA), Camilo Santana (PT-CE), Ibaneis Rocha (MDB-DF), Renato Casagrande (PSB-ES), Reinaldo Azambuja (PSDB-MS), Romeu Zema (NovoMG), Helder Barbalho (MDB-PA), João Azevedo (Cidadania-PB), Paulo Câmara (PSB-PE), Wellington Dias (PT-PI), Wilson Witzel (PSC-RJ), Fátima Bezerra (PTRN), Eduardo Leite (PSDB-RS), João Doria, (PSDB-SP) e Belivaldo Chagas (PSD-SE). Não assinaram o texto Ronaldo Caiado (DEM-GO), Mauro Mendes (DEM-MT), Ratinho Júnior (PSD-PR), Marcos Rocha (PSL-RO), Antônio Denarium (PSL-RR), Carlos Moisés (PSL-SC), Mauro Carlesse (DEM-TO).

Leia a íntegra do documento: