Flávio Dino, acompanhado da esposa Daniela Lima, homenageia a ex-primeira dama Maria Teresa Goulart

O governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB), na companhia de familiares do ex-presidente João Goulart e da presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, entre outras lideranças, prestou homenagem a Jango ao inaugurar, nesta sexta-feira (24), a nova sede administrativa do Governo. O edifício restaurado leva o nome do ex-chefe do executivo do Brasil, nos anos de 1961 a 1964. Maria Thereza Goulart, ex-primeira dama, também foi homenageada, com a admissão na Ordem dos Timbiras.

“A homenagem a João Goulart é um ato de memória e verdade, para restaurar em todos os brasileiros e brasileiras, principalmente os do Maranhão, a reflexão sobre a importância de defendermos a democracia, para que não se repitam páginas de trevas como aquela que, infelizmente, acabou golpeando o mandato legítimo do presidente João Goulart”, declarou Flávio Dino.

A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, destacou a homenagem como “reconhecimento do papel daquele que simbolizou a luta em defesa da democracia contra o arbítrio que se abateu sobre nosso país por mais de duas décadas”. Para a dirigente comunista “o gesto deve nos levar a refletir sobre a atualidade da luta democrática nesta quadra infeliz de nossa história quando temos um governo que cultua justamente o regime militar e apregoa ideias retrógradas”.

[Na foto, a presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, e lideranças da legenda no Maranhão. Foto: Saulo Marino]

Maria Thereza Goulart, que na ocasião lançou, no Maranhão, sua biografia intitulada ‘Uma mulher vestida de silêncio’, disse ficar emocionada com as homenagens dedicadas a ela e ao ex-presidente.

“É motivo de muito orgulho para mim e toda a família receber essas lindas homenagens, principalmente pelo fato da iniciativa partir do governador Flávio Dino, que tem a nossa admiração e compartilha de muitos dos ideais de João Goulart”, disse a ex-primeira dama.

Reformas e diálogo

“Essa homenagem hoje, pretende revisitar o governo João Goulart homenageando a sua presença, o único presidente constitucional que morreu longe de sua pátria. Todas as reformas propostas por Jango foram reformas que até hoje são necessárias para desenvolver o Brasil”, disse João Vicente, filho de João Goulart, e membro do Comitê Central do PCdoB, ao relembrar as propostas de reforma agrária, reformas de base, educacional e bancária lideradas por seu pai.

“Vejo hoje uma esperança de que, fazendo essa revisitação, haja uma composição de forças democráticas que possam unir o povo brasileiro. Através da sua coragem, governador Flávio Dino, é possível pensar na reabertura de um diálogo necessário que possa unir o país. Sem esse diálogo não será possível sair das condições em que nos encontramos”, destacou João Vicente Goulart.

O filho de Jango destacou a importância da preservação da democracia na atual conjuntura em relação ao desenvolvimento social, que em suas palavras, apresenta poucas oportunidades aos menos favorecidos. Ele ressaltou ainda a coragem do governador Flávio Dino ao prestar essa homenagem que se estende a todos os exilados, presos e perseguidos que percorreram o caminho da redemocratização brasileira.

Edifício João Goulart

Construído em 1957 e abandonado por quase trinta anos, o Edifício João Goulart foi totalmente revitalizado e, agora, abriga secretarias e órgãos estaduais. A reforma e utilização do prédio faz parte das ações do Polo Institucional do programa Nosso Centro, que visa ampliar o fluxo de pessoas em horário comercial na região central de São Luís.