“Pessoa errada, métodos errados, metas erradas”, foi o que concluiu o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), a respeito de Bolsonaro diante da inação do presidente da República frente à queda do PIB no ano. O Fundo Monetário Internacional mudou a projeção nesta quarta-feira (24), chegando a projeção de retração de 9,1%.

O líder maranhense questionou a agenda do presidente da República frente à crise econômica em curso. Destacou, usando uma rede social, que ao invés de “uma intensa agenda com empresários, trabalhadores, estados e municípios”, Bolsonaro dedica-se a “interesses pessoais, dos filhos, de Queiroz e seus demais amigos”.

O FMI reduziu a previsão de crescimento -5,3% para -9,1% em 2020. A projeção de retração é de 6,5% no último Boletim Focus do Banco Central.

Conforme reportagem do Valor, o FMI não detalhou no relatório os motivos para a nova projeção, mencionando apenas a dificuldade de alguns países da América Latina para lidar com a pandemia de covid-19. Em entrevista coletiva, Gita Gopinath, economista-chefe do FMI, disse que a dificuldade do Brasil em reduzir o número de doentes e mortos pelo coronavírus está entre os fatores que puxam a estimativa pra baixo, bem como os efeitos da crise econômica em outros países do mundo.