O governador Flávio Dino (PCdoB) anunciou nesta segunda-feira (13), em entrevista à TV Mirante, mais uma ampliação no número de leitos em São Luís para tratar pacientes com covid-19. A capital possui 94% dos casos confirmados no Maranhão.

“A palavra mais adequada para expressar esse momento é preocupação. Temos a confirmação do que vínhamos dizendo quanto ao crescimento do número de casos. Precisamos manter uma atitude vigilante”, disse o governador.

No domingo (12), Flávio Dino reuniu com equipe do Governo e com a Prefeitura de São Luís para ampliar a oferta de leitos na capital. “Solicitei que a Prefeitura de São Luís e a Universidade Federal do Maranhão mantenham os leitos disponíveis para que não tenhamos problema de superlotação”, disse o governador, que também comentou sua preocupação com os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao coronavírus.

Conforme reportagem da agência de notícias do governo, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) inaugura nesta segunda-feira (13) um novo Centro de Testagem exclusivo para profissionais de saúde e da segurança pública.

Repasse do Ministério da Saúde

Na entrevista, o governador falou sobre a importância do repasse do Ministério da Saúde aos municípios maranhenses. “Estamos reformando o 5º andar do HCI para ampliar a capacidade de atendimento aos novos casos de coronavírus. Estamos também concluindo o 1º andar do novo Hospital do Servidor, onde vamos colocar leitos exclusivos para Covid-19 e também teremos obras de ampliação no Hospital Nina Rodrigues”, disse o governador.

Restrições e Isolamento

A orientação do Governo é manter a máxima restrição já que esse método tem se mostrado eficaz no controle da pandemia em todo o mundo. Neste sentido, foram tomas medidas, inclusive, para evitar que os maranhenses viajassem neste feriado da Páscoa.

De acordo com último decreto do governador, estão mantidas na Grande São Luís as restrições em relação ao comércio. Apenas atividades essenciais estão mantidas.

“As nossas equipes da Polícia Militar e da Vigilância Epidemiológica estão fazendo blitz para aplicação da lei, quando isso for necessário, já que é decisivo para preservação da Saúde Pública. Podemos chegar até ao lockdown. Esperamos não chegar a esse ponto, mas se for necessário, se houver agravamento de casos, nós teremos que tomar novas medidas” afirmou o governador.

Nos municípios em que não há casos confirmados, as prefeituras municipais têm autonomia para orientar o funcionamento do comércio local. Nos municípios que não adotarem medidas próprias, estarão mantidas as determinações do Governo do Estado.