Mesmo sob criminoso bloqueio dos EUA, Cuba é o único país da América Latina que criou e produziu suas próprias vacinas anti-covid.

Com a criação de vacinas, medicamentos e insumos para enfrentar a Covid-19 e um processo de fortalecimento da inovação científica e da tecnologia, tudo com apoio governamental, Cuba comemorou, no sábado (15), o Dia da Ciência, festejado desde 1990, devido à importância que o Governo da maior das Antilhas concede a este setor no desenvolvimento do país.

O presidente Miguel Díaz-Canel ressaltou no Twitter a frase histórica pronunciada pelo Comandante em Chefe Fidel Castro, em 15 de janeiro de 1960: “O futuro de nosso país deve ser necessariamente um futuro de homens de ciência, deve ser um futuro de homens de pensamento, porque é justamente o que mais estamos semeando”.

Através da mesma rede social, o primeiro-ministro, Manuel Marrero Cruz, felicitou os cientistas da ilha, com especial reconhecimento para aqueles que contribuem para o enfrentamento da pandemia.

“Muitos parabéns pelo seu dia aos Trabalhadores da Ciência em #Cuba! Um reconhecimento especial aos cientistas que contribuíram de uma forma ou de outra, no enfrentamento do nosso país à pandemia de #COVID19 e na criação de nossas vacinas”, escreveu o premiê.

Nesta ocasião, a província de Havana foi palco das comemorações pelos avanços científicos alcançados até o momento, entre os quais vale destacar que o território possui o maior número de entidades CTI (ciência, tecnologia e inovação) do país com 86 centros de pesquisa, 34 Unidades de Desenvolvimento de Inovação, 15 centros de serviços científicos tecnológicos e seis empresas de alta tecnologia, cinco delas pertencentes à BioCubaFarma.

Entre seus principais resultados em 2021, a capital cubana sediou o desenvolvimento, dimensionamento e produção dos imunógenos Soberanas, projetados pelo Instituto Finlay de Vacinas, e a vacina candidata Mambisa, do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia.

Foi implementado um sistema baseado em nanotecnologia para o diagnóstico por PCR do SARS-CoV-2, que permitiu analisar mais de 20.000 testes diários na Rede de Laboratórios de Biologia Molecular e o reposicionamento do anticorpo monoclonal humanizado Nimotuzumab para pacientes com Covid-19, entre outros.

Como parte das comemorações do Dia da Ciência Cubana, um moderno observatório astronômico foi inaugurado no dia anterior, fruto do acordo de colaboração entre o Instituto de Geofísica e Astronomia (IGA) do Ministério de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, CITMA, com o Instituto de Astronomia Aplicada e o Instituto de Astronomia da Academia Russa de Ciências.

A propósito, Elba Rosa Pérez Montoya, Ministra da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, também cumprimentou especialmente os criadores das vacinas cubanas contra o COVID-19.

“No Dia da Ciência Cubana desejamos muitos parabéns a todos os trabalhadores do setor, saudações especiais aos fundadores, jovens e heróis que com seu talento e dedicação criaram as vacinas cubanas, expressão de soberania e amor a Cuba”, disse a ministra.

Por sua vez, Bruno Rodríguez Parrilla, Ministro das Relações Exteriores, destacou o cuidado e a dedicação incondicional dos trabalhadores da ciência, que permitiram ao país superar os complexos desafios impostos pela COVID-19 e o bloqueio dos EUA.

Além disso, congratulou os pesquisadores da área de relações internacionais e expressou que suas valiosas contribuições contribuem para a tomada de decisões de política externa.