Um temporal atingiu a cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, na terça-feira (15). O nível das chuvas ultrapassou o esperado para o mês inteiro, causando inundações, mortes, destruição da cidade. A prefeitura decretou estado de calamidade pública e informou que as equipes dos hospitais foram reforçadas para o atendimento às vítimas.

Para acompanhar a situação e tomar as providências cabíveis, os deputados federais Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Marcelo Freixo (PSB-RJ) e Talíria Petrone (PSol-RJ) apresentaram nesta quarta-feira (16) um requerimento (Req. 120/2022) para que a Câmara crie uma comissão externa temporária, sem ônus para a Casa.

“Petrópolis terá que ser reconstruída. As famílias atingidas terão que ter algum tipo de ajuda. Isso envolve recursos dos governos estadual e federal. São muitas mortes. Uma tragédia! O governador acaba de falar que vai colocar os recursos necessários para ações de resgate e de reconstrução. Vamos acompanhar e cobrar”, destacou a deputada Jandira.

Solidariedade

Parlamentares do PCdoB também se manifestaram sobre a tragédia em suas redes sociais. “Estamos vivenciando tempos de grandes catástrofes ambientais em nosso país. Pensar em políticas públicas ambientais é uma forma de atenuar esses desastres. É uma pena que a gestão federal passe longe desse tema. Manifesto minha solidariedade às famílias atingidas em Petrópolis”, destacou o deputado federal Daniel Almeida (BA), que também vivenciou o drama das enchentes em sua região no mês anterior, com as fortes chuvas que atingiram o sul da Bahia.

O deputado federal Orlando Silva (SP) destacou a necessidade do apoio federal e estadual para a superação deste momento. “Nossa solidariedade à população local, especialmente aos familiares das vítimas. A catástrofe ocorrida em Petrópolis é desoladora. Em 6 horas, a chuva esperada para o mês inteiro consumiu a cidade. Todos os anos perdemos centenas de brasileiros e vemos as mesmas cenas. É inadmissível!”, apontou o deputado.

De acordo com o governador do Rio, Cláudio Castro, o ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, deve ir à cidade na próxima sexta-feira (18). “Grupos de trabalho já estão vendo o que vai precisar ser reconstruído. Mas nesse momento é salvar as pessoas e limpar a lama, lixo e escombros”, disse Castro.

Por Christiane Peres

(PL)