Coveiros com roupas de proteção enterram vítima da Covid em cemitério em Bekasi, na Indonésia

Nesta segunda-feira (1°/11), segundo dados da Universidade Johns Hopkins, o mundo atingiu a triste marca de 5 milhões de mortos pela Covid-19, doença que continua fazendo vítimas quase dois anos depois do primeiro caso ser registrado na cidade de Wuhan, na China.  Vale lembrar que entre as vítimas estão 600 mil brasileiros, o equivalente a 12% da população do país e quase 3% da população mundial.

Nas redes sociais, os parlamentares do PCdoB criticaram a atuação do governo frente a pandemia e culpam a gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por parte das mortes no Brasil,  segundo país com mais mortes por coronavírus – são mais de 607 mil óbitos.

“600 milhões de brasileiros mortos. O luto da nação para eles é uma piada. Jamais se viu tamanha falta de empatia, tamanho desprezo pelo sofrimento alheio. Bolsonaro é um depravado, que sente prazer com a morte.”, disse o deputado federal, Orlando Silva (PCdoB-SP).

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) também criticou a atuação do presidente. “A Covid matou cinco MILHÕES de pessoas no mundo. Foram 600 mil mortes no Brasil. Somos menos de 3% da população mundial, mas temos um presidente negacionista e corrupto.”

A jornalista e ex-deputada do PCdoB, Manuela d’Ávila lembrou que “após 1 ano e 10 meses de pandemia, o mundo bate uma triste marca de 5 milhões de mortos por Covid-19, segundo dados da Universidade Johns Hopkins, dos EUA. Destes, 12% são brasileiros, embora o Brasil tenha apenas 2,68 da população mundial. Essa é uma marca de governo genocida.”

Depois do Brasil, ocupam a lista das dez nações com mais mortes causadas pela Covid-19, em números absolutos, Índia, México, Rússia, Peru, Indonésia, Reino Unido, Itália e Colômbia.

__

Com informações de agências