Fruto de articulação da deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), do deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB-BA) e da ex-vereadora de Vitória da Conquista, também do PCdoB, Nildma Ribeiro, a Secretaria de Políticas para as Mulheres do estado da Bahia (SPM-BA), dirigida por Julieta Palmeira, entregou, neste sábado (7), uma Casa de Farinha Móvel que vai beneficiar trabalhadores e trabalhadoras rurais da comunidade de Cortesia, Zona Rural de Vitória da Conquista.

Em suas redes sociais, a deputada federal Alice Portugal explicou que “o equipamento vai promover a autonomia econômica das mulheres rurais e aliviar o trabalho pesado. Vamos seguir trabalhando para levar emprego, renda, emancipação e direitos às nossas mulheres”.

“Essa é mais uma ação importante que conseguimos trazer para beneficiar mulheres conquistenses. A deputada Alice Portugal destinou uma emenda atendendo à demanda apresentada pela ex-vereadora Nildma e o resultado é o melhor possível. Tenho certeza que as mulheres de Cortesia e região vão impulsionar a produção de farinha e vão conquistar mais renda”, afirmou o deputado estadual Fabrício Falcão.

Julieta Palmeira (PCdoB-BA), secretária da SPM, esteve presente no ato de entrega e destacou que “a autonomia econômica e social das mulheres é fundamental para o enfrentamento da violência de gênero e garantir a participação feminina nas decisões”. A Casa de Farinha tem capacidade para processar 250 quilos de mandioca por dia, com uma produção diária de 400 quilos de farinha. Ao todo, 43 famílias foram beneficiadas.

De acordo com a ex-vereadora Nildma Ribeiro, a associação beneficiada foi a de Agricultores Familiares e Trabalhadores Rurais de Cortesia, Salitre e Campo Grande. Ela avalia que com o equipamento as mulheres vão melhorar a renda o que também impulsionará a qualidade de vida das famílias da comunidade.

Com informações de agências