Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Deputados e senadores manifestaram apoio ao presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), almirante Antônio Barra Torres, que confrontou Jair Bolsonaro e exigiu que ele apresente provas de que há corrupção dentro da agência ou se retrate.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que foi vice-presidente da CPI da Pandemia, afirmou que “Barra Torres acaba de fazer é uma defesa justa à ciência, à verdade, e aos profissionais que estão trabalhando para tirar nosso país da pandemia”. “Mas adianto: Bolsonaro não está à altura do cargo que ocupa. Continuará agarrado em suas mentiras. A saída é uma só: que ele SAIA!”, completou, nas redes sociais.

O senador Izalci Lucas (DF), líder do PSDB no Senado, criticou a fala de Bolsonaro, que tentou “colocar em dúvida se a Anvisa tinha algum interesse por trás”.

Izalci não acredita que Bolsonaro vai responder, mas vai “dizer que ‘não foi bem isso’, como sempre”.

Para o deputado federal Fábio Trad (PSD-MS), “Barra Torres é a ciência. Bolsonaro é a irracionalidade”. “Fiquemos todos com a razão científica e combatamos a voz fraudulenta de quem prega a anticiência, mas se interna no Einstein quando tem dor na barriga”. Trad ainda cobrou Bolsonaro para que se retrate sobre o caso.

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), que foi relator da CPI da Pandemia, comentou que o “almirante Barra Torres foi sóbrio e polido na sua carta pública ao presidente porra-louca. Mas todo brasileiro tem a perfeita tradução do que ele disse: – Tome vergonha na cara e peça desculpas ao Brasil, vagabundo!”.

O deputado federal e presidente do PSL de São Paulo, Junior Bozzella, expressou sua “admiração ao presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, por colocar o presidente Bolsonaro no seu lugar! Demonstrou coragem e dignidade em sua conduta. Se ao Bolsonaro falta lisura, que não meça os outros com a sua régua!”.

Marcelo Freixo (PSB-RJ) parabenizou Torres “pela defesa firme de uma instituição importante para a proteção da vida dos brasileiros. Lamentável que tenhamos um presidente irresponsável que precise ser enquadrado por tentar sabotar a vacinação das nossas crianças”.

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) afirmou que “a nota do presidente da Anvisa é um verdadeiro passa-moleque em Bolsonaro. Importante demonstração de resiliência da ciência e das estruturas de Estado contra a ignorância e o negacionismo. O Almirante Barra Torres demonstra altivez e grandeza dignas de um verdadeiro servidor”.

O líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG), disse que Bolsonaro “precisa provar as insinuações que fez e respeitar as instituições e o povo brasileiro”. Segundo ele, Barra Torres manteve uma “postura firme em defesa da ciência e da verdade”.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) questionou “como um presidente chama a Anvisa de ‘tarados por vacina’ e desconhece a estatística de morte de crianças por covid-19? A carta veio em bom momento e de certa forma resgata o perfil de alguém que dirige um dos maiores órgãos sanitários do mundo, responsável pelo êxito da vacinação no Brasil em meio a uma cruzada negacionista”.