Crescem os protestos na Palestina, Israel e capitais no mundo contra a ameaça de expulsão de palestinos de seus lares em Sheikh Jarrah

Vinte e cinco deputados democratas norte-americanos assinaram uma carta ao secretário de Estado, Antony Blinken, pedindo uma condenação pública por parte da Casa Branca do plano israelense de despejo em massa de palestinos do bairro de Sheikh Jarrah situado em Jerusalém.

As terras são reivindicadas por organizações de colonos judeus que se especializaram em tomar terras palestinas nos territórios ocupados por Israel deste 1967 e construírem assentamentos nestas terras assaltadas. O investimento por via judicial contra cerca de 30 famílias palestinas moradoras do bairro desde 1948 é a mais nova tentativa tomar propriedade palestina.

A ameaça de despejo – que poderia começar na semana passada quando estava previsto o primeiro julgamento da petição – fez com que as manifestações dos moradores e de palestinos e judeus solidários a estas famílias se intensificassem tonando a defesa de Sheikh Jarrah no epicentro das manifestações em Jerusalém que o governo Netanyahu aproveitou como “justificativa” para perpetrar a agressão a Gaza.

A iniciativa partiu dos deputados Marie Newman e Mark Pocan. O documento é bastante firme contra os despejos e contra a brutalidade policial na repressão às manifestações palestinas.

Newman e Pocan apoiam um projeto da deputada Betty McCollum que proíbe Israel de utilizar recursos dos contribuintes norte-americanos [EUA entrega ajuda anual militar a Israel em um montante em torno de US$ 6 bilhões] para destruir propriedade palestina.

Na justificativa de seu projeto, McCollum ressalta que “a assistência dos Estados Unidos direcionada a Israel deveria incentivar a paz e nunca deve ser usada para violar direitos humanos de crianças, demolir casas de famílias palestinas ou anexar de forma permanente terras palestinas”.

Firmam a carta e o projeto de McCollum, além das deputadas citadas, Pramila Jayapal, Rashida Tlaib, Raul Grijalva, Ilhan Omar, Alexandria Ocasio-Cortez, Andre Carson, Jesus “Chuy” Garcia, Cori Bush, Judy Chu, Ayanna Pressley, Bobby Rush e Eddie Bernice Johnson.

Rússia pede a Israel que pare assentamentos em territórios palestinos

Mikhail Bogdanov, vice-ministro de Exterior da Rússia, disse que “é urgente que Israel pare as atividades de assentamento nos territórios palestinos”.

Bogadanov também alertou para o uso excessivo de força pela polícia israelense em Jerusalém e pediu o fim do ataque a Gaza e destacou: “Insistimos que Israel deve manter o status quo dos sítios sagrados de Jerusalém”.