Os deputados federais do PCdoB da Bahia, Alice Portugal e Daniel Almeida, manifestaram sua indignação, via redes sociais, com o aumento do gás de cozinha e do impacto que causa na vida da população, principalmente entre as pessoas de menor poder aquisitivo e que sofrem com o desemprego e a falta do auxílio emergencial.

Nesta segunda-feira (8), a Petrobras anunciou o aumento de 5,1 % no valor do gás de cozinha, 8,2% na gasolina e 6,2% no diesel a partir desta terça-feira (9). Antes deste aumento, o botijão já pesava sobremaneira nas despesas dos consumidores: em média, ultrapassou os R$ 75, mas chegou a R$ 105 em estados como o Mato Grosso. Somente em 2020, o aumento foi de 9,24%, de acordo com o IPCA, o que corresponde a mais do que o dobro da inflação que foi de 4,52% no ano passado.

“De novo?? Esse aumento ocasiona um efeito cascata, atingindo em cheio o bolso da população que já sofre os efeitos da crise econômica em plena pandemia! Onde vamos parar? Esse desgoverno só causa estragos!”, disse na segunda-feira (8) a deputada Alice Portugal.

O deputado Daniel Almeida destacou: “Parece piada? Mas não é! Segundo dados do IBGE, 14 milhões de famílias brasileiras usavam carvão ou lenha para cozinhar em 2019. Com a pandemia e o aumento do desemprego, esse número tende a aumentar, a exemplo do preço do gás, que terá alta de 5,1%. A população pobre não tem como custear os preços exorbitantes desse item básico, e essa é uma das razões pelas quais defendemos as nossas estatais”.

Por Priscila Lobregatte