A notícia veiculada neste domingo (11) de que o presidente Jair Bolsonaro ligou para o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) para cobrar que o escopo da CPI da Covid seja ampliado para a investigação de prefeitos e governadores causou perplexidade nos parlamentares do PCdoB.

Eles apontaram, via redes sociais, a gravidade do episódio, que mostra a tentativa de interferência do Executivo sobre os demais poderes. No mesmo telefonema, que foi gravado e divulgado pelo senador, Bolsonaro também pressiona para que a CPI faça pedidos de impeachment contra ministros do STF.

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) lembrou que a Lei 1.079/50, em seu artigo 4º, estabelece que “são crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentarem contra a Constituição Federal, e, especialmente, contra: II – O livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário e dos poderes constitucionais dos Estados”. “Criminoso”, acrescentou Orlando.

O parlamentar classificou o episódio como “o maior escândalo político da República. O presidente em pessoa liga para um senador para cobrar que este mude o foco de uma CPI para investigar inimigos políticos e pautar impeachment de ministro do Supremo. É crime de responsabilidade gravado”. Em outra postagem, Orlando colocou: “O genocida está se pelando. Vai sair do Planalto para a cadeia!”.

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) declarou: “Bolsonaro está com medo. Muito medo”. E salientou: “Em plena pandemia, com mais de 350 mil mortos, crescente falta de insumos, vacinas e zero articulação nacional do governo federal, Bolsonaro dá um telefonema a um senador pedindo para desvirtuar a CPI da Pandemia e pressionar o impeachment de ministro do STF. Escândalo!”.

O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA) também foi enfático: “Ficou claro que Bolsonaro pretende interferir no rumo da investigação da CPI para perseguir governadores, prefeitos e os ministros do STF. A CPI da pandemia é fundamental para a resposta de questões centrais como a suspensão na divulgação do cronograma da vacina”.

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) também comentou o fato: “Um presidente pessoalmente liga para um senador cobrando que o foco de uma CPI que investiga os seus crimes seja mudado. Pediu ainda que o senador atue pela abertura de impeachment contra ministros do STF. Como é o nome desse crime? Impeachment já!”. Alice destacou ainda que “já passou da hora de Bolsonaro ser julgado e pagar pelos seus crimes. Desde o início, minimizou os impactos da pandemia e não trabalhou para combater o avanço da doença. A CPI da Pandemia é urgente!”.

Conforme destacou a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC), “o áudio divulgado da conversa entre Bolsonaro e o senador Kajuru é muito grave. Parece áudio das gangues tramando um crime. Tentam burlar o objeto de uma CPI e combinam o impeachment de ministro do Supremo. Num país sério, seria cassação do senador e impeachment do presidente”.

A deputada federal professora Marcivânia também demonstrou sua indignação: “O teor da gravação de um senador com o presidente só confirma o que já sabemos: ele não está preocupado em governar e resolver os problemas do país e é totalmente incompatível com a democracia. Quando uma possível CPI é com outros, pode; quando o ameaça, inicia-se reação truculenta.

Ainda sobre os arroubos de Bolsonaro contra a CPI, Marcivânia acrescentou: “A reação agressiva de Bolsonaro em relação à iminência da instauração de uma CPI sobre a pandemia é um sinal claro de que seu ‘telhado é de vidro’, de que ele ‘deve muito’ e de que ela poderá ser devastadora para ele e seu (des)governo. Que as instituições exerçam seus papéis”.

 

Por Priscila Lobregatte

Com agências