O Brasil já registra mais de 462 mil mortes por Covid-19, é o segundo país no mundo com mais óbitos em razão da doença, mantém ritmo lento de vacinação, possui um auxílio emergencial reduzido que não garante comida a quem precisa, bate recorde de desemprego e luta contra o negacionismo encampado pelo governo Bolsonaro. Apesar do cenário crítico, nesta segunda-feira (31), a Conmebol anunciou que a Copa América será realizada no país. A entidade agradeceu ainda ao presidente Jair Bolsonaro ao comunicar a decisão.

A notícia foi duramente criticada por parlamentares do PCdoB, que viram na realização do evento esportivo mais um ato de irresponsabilidade do governo Bolsonaro com a população.

“Irresponsável! Bolsonaro acaba de autorizar a realização da Copa América no Brasil, após Argentina cancelar competição por conta da pandemia. Mesmo sem público, evento trará milhares de atletas e profissionais ao país em junho, num momento de absoluto descontrole da Covid”, ressaltou a vice-líder da Minoria, deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

O vice-líder da bancada na Câmara, deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), também condenou a decisão. “É surreal que a Conmebol transfira os jogos da Copa América para o Brasil nesse momento. Estamos às portas de uma terceira onda do vírus e somos o segundo país do mundo em número de mortes. Querem dizimar a população? Absurdo!”

O comunicado foi feito horas depois de a entidade suspender a Argentina como sede do evento, que começa no dia 13 de junho, justamente por conta da pandemia da Covid-19. A Copa América, inicialmente, seria dividida entre Colômbia e Argentina; no último dia 20 de maio, a Colômbia pediu adiamento da competição por conta das manifestações que têm tomado o país.

No ritmo que a doença tem avançado no país, a realização da Copa América deverá coincidir com o registro das 500 mil mortes por Covid no Brasil. Ainda assim, Bolsonaro decidiu apostar no evento em detrimento, mais uma vez, de ações efetivas de combate ao novo coronavírus.

No mesmo dia em que a Copa América é anunciada no Brasil, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) reforça o que já vem sendo denunciado por parlamentares e especialistas: a situação sanitária no país é grave, com vacinação lenta, aumento da pobreza, e auxílio emergencial insuficiente.

Para a deputada federal Professora Marcivânia (PCdoB-AP), Bolsonaro não entendeu o recado das ruas neste final de semana, quando centenas de milhares de brasileiros enfrentaram o medo do vírus para protestar contra as ações do governo.

“Qual a medida que o governo toma após ser alvo de protestos massivos pedindo sua saída em razão do desastre humanitário que vem causando? Resolve autorizar a Copa América, após ter sido cancelada na Argentina. Ou seja, seremos o “País do Futebol” e da mortandade pela Covid-19”, protestou.

 

Por Christiane Peres

 

(PL)