Após a operação da Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (27) de busca e apreensões para desbaratar um esquema de propagação de fake news e ameaças aos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), o presidente Bolsonaro disse que não aceitará violações à liberdade de expressão.

A líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Perpétua Almeida (AC), rebateu. Ela afirmou que Bolsonaro não conhece o lugar de um presidente que respeita as instituições.

“Não aceita o STF no cumprimento de seu papel de impedir que os criminosos que financiam e espalham fake news sejam punidos. O que a quadrilha de fakes faz, não é liberdade de expressão, é crime mesmo!”, criticou a líder.

O vice-líder do PCdoB, deputado Márcio Jerry (MA), diz que Bolsonaro age insuflado pelos filhos suspeitos de graves ilegalidades.

“Bolsonaro insulta os demais poderes com frequência e age para tentar transformar parte do aparato policial do estado brasileiro em polícia política para perseguir adversários”, argumentou.

Segundo ele, a pandemia avança em meio ao agravamento também do quadro político. “Bolsonaro dá de ombros para a saúde e a vida dos brasileiros afetados pelo coronavírus; não tem atitude alguma para proteger a economia; e estimula todos os dias o desrespeito à Constituição e às Leis”, afirmou.

Unidade

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) fez uma advertência: “É bom que todo mundo saiba que a liberdade de expressão não abriga o direito de atacar os pilares da democracia, como as instituições.”

“Nem a imunidade parlamentar garante isso. Os democratas deste país têm que se unir hoje contra essas falas insanas”, defendeu Jandira.

O deputado Orlando Silva lembrou que os ditos “cidadãos de bem” andam armados e são instados a resistir fisicamente contra ações do poder público. “Falsos democratas dizem que liberdade de expressão é agredir jornalistas e disseminar ódio e notícias falsas nas redes”, disse.

Ele ainda enumerou algumas razões que movimentam um governo desesperado para barrar as investigações contra fake news: “1) Bolsonaro está se pelando de medo que Carluxo vá em cana; 2) Sem o gabinete do ódio, Bolsonaro vira suco; e 3) O @STF oficial está no caminho certo.”