O ministro da Educação Milton Ribeiro, participa do programa Sem Censura, na TV Brasil

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou na noite de segunda-feira (9) que a universidade deve ser para poucos. A declaração foi dada no programa Sem Censura, da TV Brasil, no qual o ministro também disse ter tomado um susto ao saber de algumas das atribuições do Ministério da Educação (MEC) quando assumiu o cargo no governo Bolsonaro no ano passado.

Indagado sobre os institutos federais de educação, ciência e tecnologia, ele afirmou que serão as “vedetes do futuro”. “Com todo o respeito que tenho aos motoristas, é uma profissão muito digna, mas tem muito engenheiro, muito advogado dirigindo Uber porque não consegue colocação devida. Mas se ele fosse um técnico em informática estaria empregado, porque há uma demanda muito grande”, disse.

“Então acho que o futuro são os institutos federais, como é na Alemanha. Na Alemanha são poucos os que fazem universidade, universidade na verdade deveria ser para poucos nesse sentido de ser útil à sociedade”, afirmou.

A declaração é semelhante à que deu em 2019, ao jornal Valor Econômico, o primeiro titular do MEC do governo Bolsonaro. Na ocasião, Ricardo Vélez disse que as universidades deveriam “ficar reservadas para uma elite intelectual”.

Deputados do PCdoB repudiaram as declarações do ministro e defenderam universidade para todos. “É lamentável que o futuro do país esteja nas mãos de pessoas com visão estreita. É triste que o ministro da Educação defenda que a universidade seja para poucos. Pelo contrário, o aumento do acesso à educação é fundamental para o desenvolvimento socialmente justo da nação”, destacou o líder da legenda na Câmara, deputado federal Renildo Calheiros (PE).

Para o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA), a declaração de Ribeiro é absurda. “O acesso à universidade deve ser garantido para todos. Esse tipo de pensamento mostra o atraso, o retrocesso e o elitismo do governo Bolsonaro. Precisamos de educação pública com qualidade”, pontuou.

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) também usou suas redes sociais pra repudiar a declaração do ministro. Para ela, a fala de Ribeiro “só demonstra o quanto ele é descolado da realidade do cenário brasileiro”. “As universidades têm papel fundamental na transformação social. Programas como o Sisu, Fies e ProUni deram oportunidade para os filhos da classe trabalhadora serem os primeiros de toda a família a entrarem na universidade.  Precisamos de investimentos para a Educação e não elitizar a universidade que deve ser pública, gratuita e de qualidade”, destacou.

Da redação

(PL)