"Derrotar o fascismo é possível", disse Orlando

Os parlamentares do PCdoB repercutiram, em suas redes sociais, no sábado (7), a vitória de Joe Biden e Kamala Harris nas eleições dos Estados Unidos e o significado da derrota de Trump para a extrema-direita no mundo e, em especial, no Brasil.

A líder do partido na Câmara, deputada Perpétua Almeida (AC), afirmou, em vídeo: “O resultado das eleições americanas significa a derrota de um extremista autoritário e a vitória da civilização e da democracia. De nossa parte, não podemos nos permitir uma relação servil nem com Estados Unidos e nem com país nenhum, porque as nações não têm amigos, elas têm interesses, que devem ser defendidos por seu povo e seus representantes. Daqui pra frente, espero que o governo Bolsonaro estabeleça relações sadias e de cooperação entre as duas nações e com todos os países”.

O vice-líder Márcio Jerry (MA) destacou: “Donald Trump foi despachado; em 2022 será a vez de Jair Bolsonaro, se até lá ele não for afastado tantos são os crimes de responsabilidade por ele cometidos”.

Jandira Feghali (RJ) colocou: “Progressistas, a derrota de Trump é uma virada democrática contra a onda de fake news, pela defesa da vida, da sustentabilidade, contra a violência, o ódio e o racismo. Aumenta o isolamento internacional de Bolsonaro, além do vexame e desastre! Ele precisa ser derrotado também!”.

A deputada baiana Alice Portugal também chamou atenção para as novas possibilidades abertas a partir da saída de Trump da presidência estadunidense. “A derrota de Trump é a vitória da democracia e da luta contra o fascismo e racismo. É a esperança de um mundo melhor. Agora vamos unir forças para derrotar Bolsonaro!”.

O companheiro da bancada da Bahia, Daniel Almeida, também comemorou: “Importante passo para o campo progressista, que unido também vai derrotar o governo Bolsonaro. O fascismo, retrocesso e ódio não vão prosperar no Brasil”.

O deputado Orlando Silva (SP), candidato à Prefeitura da capital paulista, destacou: “Joe Biden vence e enterra a tentativa de reeleição de Trump. O projeto da extrema-direita de impor uma ordem autoritária, antipovo e racista sofre um duro revés, que repercutirá no mundo. Que os ventos da democracia soprem também no Brasil e varram o fascismo”.

O parlamentar disse ainda que “os norte-americanos deram um exemplo para o mundo: derrotar o fascismo é possível, mas exige tolerância política e Frente Ampla Democrática. Não se brinca com a democracia. As forças políticas brasileiras devem entender as lições para derrotar o genocida Bolsonaro”.

Orlando também tratou da importância das eleições municipais para iniciar o processo de transformação no Brasil a partir das cidades. “Trump já era! Agora, falta só uma semana para varrer os outros candidatos de Bolsonaro nas urnas! Nossa missão, em defesa da democracia, é derrotar o fascismo”.

Por Priscila Lobregatte