A presidenta nacional do PCdoB, deputada Luciana Santos (PE) e o deputado Givaldo Vieira (PCdoB-ES), participaram da reunião da Comissão Geral realizada no Plenário da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (29), que teve como tema central, a crise dos combustíveis. Durante o debate, foram expostas proposições e alternativas para enfrentar o aumento sucessivo e desenfreado nos valores da gasolina e do óleo diesel – este último motivador da paralisação das atividades dos caminhoneiros.

A presidente nacional do PCdoB, deputada Luciana Santos (PE), reiterou que uma decisão precisa ser tomada: ou se leva a estatal para o mercado de valores ou se entende que ela serve ao Brasil e que deve defender seus interesses.

“O Brasil teve o índice de importação de derivados do petróleo aumentado em 15%, e isso se dá graças à redução da nossa produção. É evidente e imperativo que os parâmetros de mercado sejam considerados, mas precisa existir opção. Precisamos rever a política de preços e exigimos a demissão de Pedro Parente. Michel Temer precisa apagar o incêndio que causou neste país. Parente é o combustível para o caos”, defendeu.

Evidenciando a prática dos últimos meses, o deputado Givaldo Vieira (PCdoB-ES) assinalou que o aumento diário nos combustíveis é um crime de lesa-pátria, e que a medida que não se repete em país algum. “Eles querem aumentar a rentabilidade da Petrobras não para o povo, mas para atender ao mercado, que é quem Parente representa. Eles estão expropriando do cidadão para entregar mais lucros aos investidores. A estatal existe para que possa atuar em favor do povo e do país que representa”.

Mais sobre o assunto, leia aqui: