A tragédia que se abate sobre a Bahia devido às fortes chuvas e a omissão do presidente Jair Bolsonaro – que curte suas férias como se nada estivesse acontecendo – geraram uma série de reações pelo país. Parlamentares do PCdoB repudiaram a inércia do mandatário e apoiaram ações e iniciativas que buscam mitigar os efeitos da situação de calamidade.

“Parte expressiva da bancada baiana se deslocou para Brasília, no sentido de buscar soluções legislativas que facilitem o socorro às pessoas e a reconstrução das cidades atingidas pelas cheias”, declarou a deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), pelas redes sociais, após participar de reunião entre parlamentares do estado e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) nesta terça-feira (28).

Alice relatou que Lira “se comprometeu em facilitar todas as medidas possíveis para desburocratizar a liberação de recursos”. Além disso, contou, surgiram propostas de criação de um fundo para ser aplicado em casos de catástrofes como esta e de uma comissão de acompanhamento das ações do Executivo. “Como o Orçamento da União ainda não foi sancionado pelo presidente da República, não podemos tratar de remanejamentos. Mas chegaremos lá!”, acrescentou.

Pouco antes da reunião, também pelas redes sociais, Alice criticou a postura de Bolsonaro. “A Bahia vivendo uma tragédia por conta das chuvas e Bolsonaro não se importa com essa situação dramática. Ele deveria estar no estado junto ao governador e prefeitos para ajudar os mais de 16 mil desabrigados. Estou em Brasília para buscar recursos para as regiões afetadas”.

O também deputado federal baiano do PCdoB, Daniel Almeida, destacou que “enquanto o governador da Bahia, prefeitos e prefeitas estão mobilizados para ajudar a população e garantir abrigo para as mais de 430 mil pessoas que foram atingidas pelas fortes chuvas, o presidente está de férias e pescando. Descaso total!”.

Parlamentares de outros estados também reagiram à falta de apoio do presidente da República. “Hospitais lotados durante a Covid. E Bolsonaro? Andando de jet ski. Mortos por Covid no Brasil: 600 mil. E Bolsonaro? Participando de motociatas. A maior catástrofe da história da Bahia. E Bolsonaro? Pescando em Santa Catarina”, disse a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC).

Para a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), “não existe justificativa para um presidente da República estar andando de jet ski enquanto uma região do país está em calamidade pública. Pessoas morreram e outras perderam tudo e estão sem água!”.

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) lembrou que somente depois de ser criticado por sua omissão, “Bolsonaro mobiliza às pressas dois ministros para sobrevoarem a tragédia e explicarem o que o governo não fez pelo para ajudar os atingidos”.

Por Priscila Lobregatte