Deputados criticam governo Bolsonaro por envio de vacinas vencidas
Parlamentares do PCdoB repercutiram, por meio de suas redes sociais, nesta sexta-feira (2), reportagem da Folha de S.Paulo, mostrando que ao menos 26 mil doses de oito lotes da vacina AstraZeneca foram aplicadas após ter vencido o prazo de validade. Segundo o jornal, os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde.
Ao todo, 1.532 municípios podem ter aplicado a vacina vencida até o dia 19 de junho. Maringá, Belém e São Paulo estão entre as cidades com maior número de doses recebidas desses lotes.
O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), declarou: “Olha, essa da vacina vencida superou minhas piores expectativas. Se contar, ninguém acredita, vão achar que o roteirista ficou maluco. Esse governo Bolsonaro é a soma de negacionismo com incompetência e ‘doses de psicopatia’, como diria o ministro Barroso (do STF)”.
A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) colocou: “Objetivo de Bolsonaro: matar o maior número de brasileiros: recusou várias ofertas para comprar vacinas; permitiu a compra de vacina superfaturada; mandou vacina vencida para o povo. É um irresponsável”.
Outros parlamentares, como os deputados federais Daniel Almeida e Alice Portugal, ambos do PCdoB-BA, chamaram atenção para a necessidade de as pessoas verificarem sua situação.
A orientação é que quem tomou a vacina vencida procure o posto de saúde com a carteira de vacinação para que seja feito o registro do erro e para obter informações sobre como proceder. De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra Covid-19, as pessoas vacinadas com doses fora do prazo devem receber uma nova dose pelo menos 28 dias após a dose vencida, já que o imunizante anterior não tem comprovação de proteção.
De acordo com a reportagem, os lotes vencidos são estes: Lote: 4120Z001 – vencida em 29 de março; Lote: 4120Z004 – vencida em 13 de abril; Lote: 4120Z005 – vencida em 14 de abril; Lote: CTMAV501 – vencida em 30 de abril; Lote: CTMAV505 – vencida em 31 de maio; Lote: CTMAV506 – vencida em 31 de maio; Lote: CTMAV520 – vencida em 31 de maio; Lote: 4120Z025 – vencida em 4 de junho.
Olha, essa da vacina vencida superou minhas piores expectativas. Se contar, ninguém acredita, vão achar que o roteirista ficou maluco.
Esse governo Bolsonaro é a soma de negacionismo com incompetência e "doses de psicopatia", como diria o ministro Barroso.
— Orlando Silva (@orlandosilva) July 2, 2021
Objetivo de Bolsonaro: matar o maior número de brasileiros.
👉🏽recusou várias ofertas p/ comprar vacinas
👉🏽permitiu a compra de vacina superfaturada
👉🏽mandou vacina vencida p/ povo. É um irresponsável.#BolsonaroGenocida #VacinaVencida— Perpétua Almeida🌺 (@perpetua_acre) July 2, 2021
Por Priscila Lobregatte
Com agências